Até Beyoncé é alvo da maldade alheia

Larissa Jedyn, jornalista e consultora de imagem e estilo | ljedyn@gmail.com

Fotos: Instagram @alexlight_ldn - Fotos da campanha de Beyoncé para Ivy Park: Matéria sobre a campanha de Beyoncé no site do Daily Mail lotou de comentários gordofóbicos

Por que é tão difícil de engolir que uma mulher seja maravilhosa, bem-sucedida e dona do próprio nariz? Bastou existir, dar de ombros para os padrões e opiniões alheias, fazer o que tem vontade com a vida, com o corpo, com a carreira, para virar alvo de olhares e comentários maldosos. Não, isso não é exagero. Acontece todos os dias, com todas as mulheres. E haja auto-estima para aguentar o tranco. Nesta semana, o alvo da vez foi Beyoncé que sofreu ataques na internet após fotos da campanha para a mais nova coleção de sua marca, a Ivy Park, serem divulgadas. O site do tabloide britânico Daily Mail lotou de comentários gordofóbicos e etaristas. Basicamente, as pessoas (homens, na maioria) olharam para essas fotos que estampam a coluna de hoje e disseram que ela – a deusa – está “gorda como uma lutadora de sumô” e “velha demais para isso”.

Eu fico aqui procurando temas fashion para tratar com vocês, mas não dá. Simplesmente porque não é possível coexistir com essa babaquice, com gente que, como não pode ter ou ser igual, acha que tem o direito de desqualificar. Gente, ela poderia estar gorda (não está), ser velha (não é), estar cansada (pode até estar, mas ninguém tem nada a ver com isso) e, nem assim, alguém teria o direito de falar qualquer coisa. E não adianta vir com aquele papo de que ela se expõe, é famosa, então que aguente as consequências. Na verdade, muito provavelmente, ela – que é maravilhosa sim! – deve dar risada desse bando de gente ressentida, que não tem o que fazer. Mas esse comportamento ecoa e entra nas cabeças menos privilegiadas, que acabam repercutindo a baboseira toda. Se olhem no espelho, meus caros, e parem de achar que as pessoas são mercadorias. Todo mundo cuida do próprio umbigo e não dá bola pra maldade alheia, combinado?