
Acho tão esquisito ver essa gente toda correndo para as lojas na esperança de que uma roupa ou uma coisa cure as feridas do lockdown. Foi assim na China, onde a grife francesa Hermès faturou o equivalente a US$ 2.7 milhões em vendas no dia da reabertura da loja em Guangzhou. Em Paris, as pessoas formaram filas em frente das lojas de roupa quando o comércio voltou a funcionar. Por aqui,não foi muito diferente. Esse comportamento tem até nome, “revenge buying”, algo como consumo de vingança, justificado depois de tanto tempo de sacrifícios.
Eu não sei vocês, mas não comprei nada na pandemia, nem tive vontade. Até pensei em alguns itens que mereceriam investimento, mas não estou com pressa. Tenho procurado sentir mais, entender o meu funcionamento e como eu quero viver daqui pra frente. Por enquanto, só cheguei à conclusão da necessidade de reconhecer a minha essência. O que não for essecial e estiver sobrando, pode ser descartado, transformado, ressignificado.
E vingança é algo que não quero nem na hora de consumir. Prefiro consciência, sentir prazer de novo em conquistar algo esperado ou perceber que minhas escolhas são agora mais sustentáveis.
Esse caminho do meio me parece bom. Não consumir demais nem de menos, mas diferente, quando necessário e de quem eu admiro.
Em resumo, três critérios merecem sem ser levados em conta quando você for consumir. Primeiro, dê uma chance à moda autoral (de preferência local), conheça quem faz sua roupa e consuma o que está por perto. Acompanhe suas marcas preferidas e se cetifique que adotam processos sustentáveis e responsáveis. Por último, compre coisas realmente boas, que vão acompanhar você na sua viagem pela vida.
Moda urbana, com a cara de Curitiba. A Egueiras tem uma proposta contemporânea de roupa atemporal e agênero
As coleções da H-AL são livres, leves e supercontemporâneas: tanto pela forma, quanto pelo conteúdo, que não gera resíduos e reaproveita inúmeros materiais
Sandra Kanayama tem uma linha impecável de alfaiataria clássica, com materiais e acabamento de primeira