O vestido-camisa ou também chamado de chemisier é daquelas peças que salvam a vida e o look (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Trabalhar no calor, manter a elegância e não derreter entre uma reunião e outra é um desafio fashion de primeira grandeza. Para resolver boa parte dessas questões, sem ter de recorrer à tecnologia do ar condicionado ou à do leque, a solução é a alfaiataria.

Peças como camisas soltinhas, calças mais largas, até um blazer de linho ou um colete, ajudam a deixar o look mais chique e – o mais importante – não abafam o corpinho. Isso acontece por duas razões basicamente. Uma é que, normalmente, a alfaiataria de verão se faz com tecidos naturais, como algodão, linho e seda, que ajudam o corpo a respirar, sem contar que ficam superbonitas mesmo sob sol escaldante. Outra questão é que a alfaiataria se dá pelas peças de estrutura mais simples, levemente descoladas do corpo, o que também ajuda a refrescar. A dupla tecido sintético e roupas justas aumentam a sensação de calor e não há decote e barra curta que salve. Sem contar que pra elegante também não serve, né?

Entre as roupas mais legais estão os conjuntinhos, que são sempre uma solução fácil e podem ser usados com as duas peças juntas ou separadas, camisa ou blazer com calça larguinha, saia ou até bermuda, que está de volta, vestido tipo camisa. E se o vento bater, use uma camisa ou um blazer de linho o cima de tudo para arrasar.

Este conjunto é mais descolado e combina até com tênis