Vestido tipo chemise é fresquinho no verão, mas vem pro frio, acompanhado de trench coat e bota (@annacascarina Instagram/Reprodução)

Numa semana os termômetros batem o zero grau. Na outra, os 30. Termostatos enlouquecem e, com eles, o estilo. Vestir muitas camadas ou deixar brechas de pele para refrescar quando o clima abafar? Tudo depende do seu frio, de onde você sente gelar mais, do lugar onde você vai, de quanto tempo vai ficar exposto. Uma solução legal é usar vestido no frio. Sabe por que? Porque dá para usar com meia calça e sapatinho, bota de cano longo, casaco por cima, mais um monte de cachecóis ou só o vestido e um sapato quentinho.

Já expliquei por aqui na nossa sessão de Modaterapia semanal essa regra do esconde e mostra. Ela é maravilhosa para ajustar a temperatura interna, porque não esquenta nem esfria demais nenhuma parte do corpinho. Sem contar que o visual foge da tradicional composição calça+blusa+casaco – que é incrível, sim, mas a gente adora novidades né? A opção do vestido de inverno mais tênis ou vestido de verão repaginado para o frio, com casaco, meio e bota, é uma alternativa legal, levinha, divertida, que pode fazer a linha boho (vestidão com bota western e casaco ou colete peludo) ou rocker (com coturno e jaqueta de couro).

Sobre as misturas, vale muita coisa. Vestido sequinho vai bem tanto com jaquetas quanto com casacão ou trench coat. Vestido mais volumoso pede uma jaqueta mais curtinha e justinha. Os estilos podem se misturar, se realçar, se contrapor e está tudo certo. Nos pés, tênis, coturnos, botas curtinhas ou longas e podem ou não seguir a cartela de cores da produção.