Jeans certinho com regata de seda e um lenço tipo gravata para fazer graça (Fotos: Reprodução/Pinterest)

A dupla calça jeans+blusa é universal, democrática e simples de produzir e de usar. No lugar da “blusa”, você pode substituir por camiseta, camisa, regata, blusinha mais arrumadinha, camisão e até vestido. No lugar de calça jeans, aí o lance é variar a modelagem (que pode ser justinha, wide leg, pantalona ou reta), a barra (beirando a canela ou mais compridinha), a cintura (alta, no lugar ou baixa) e a lavagem/efeitos (a clássica azul escura, as claras ou as rasgadas).

Dentro da fórmula simples, a infinidade de combinações atende a todos os gostos, corpos, ocasiões e estilos. E o legal é que não tem regra. Até a camiseta simples pode ficar chiquezinha se combinada com jeans clássico e um scarpin colorido, por exemplo. Ou se acompanhada de um colar lacrador ou um brinco statement. A mesma produção fica urbana e informal em companhia de tênis ou mocassim.

No lugar da boa e velha camiseta, dá para colocar uma camisa. A básica de tricoline meio grandalhona faz o gênero masculino sexy; a de jeans (com a calça jeans) faz uma opção monocromática supercontemporânea; e a camisa fluida de seda é o céu, quando se quer fazer uma produção feminina, refinada e sensual. Esse é um exercício fácil de estilo, afinal, esses elementos estão aí no seu guarda-roupas. Mude só o jeito de usar. Amarre as pontas da camisa ou coloque para dentro da calça. Troque o sapato. Brinque com as cores, o jeans permite todas as combinações. Na moda, é meio que assim: boas bases são capazes de abrir um universo de possibilidades fashion.