Calça e colete combinando são opção certa e mais formal, com ar descolado e fresco (@waityouneedthis Reprodução Instagram)

Toda vez que o clima esquenta, renova-se o drama sobre que roupa usar para trabalhar no calor. Aos informais, pode parecer uma bobagem, mas o mundo corporativo, o comércio e o de prestadores de serviço em geral pedem compostura extra. Aí, minhas queridas calorentas, é adequado evitar justos, curtos e decotados, principalmente se combinados. 

A primeira dica (e vocês vão rir da minha cara) é a alfaiataria. E não, não estou falando em terninho ou tailleur propriamente ditos. Mas insisto que boas peças em tecido nobre fazem a alegria de quem precisa se vestir bem e com conforto térmico. Aí o pulo das gatas vai ser o material dessas peças: algodão, seda, linho, por exemplo, tudo natural, nobre e chique.
Uma calça comprida e uma camisa de seda por exemplo, além de vestirem bem no ato, podem ser mais fresquinhas que um vestido de malha. É só saber escolher. 

Outra coisa que ajuda muito no verão é usar peças mais descoladas do corpo. Areja, não cola, deixa o corpo livre, leve e solto. Muito melhor do que estar comprimido em um vestidinho apertado. 
Por último, bons neutros ajudam a multiplicar o guarda roupa. E não precisa ser preto. Use branco, bege, cinza claro, azul. Misture com alguma peça contrastante, colorida, estampada ou acessórios impactantes. E, para acompanhar, nos pés sandálias, scarpins ou tênis, seguindo o dresscode da firma.