Roupa de trabalho é papo sério

Larissa Jedyn, jornalista e consultora de imagem e estilo | contato@laridyn.com

A gente anda vivendo um momento de revisão de padrões, de sair em defesa de ideais e liberdades, de empoderamento, de questionar regras. A moda, como forma de linguagem, não escapou a essa revolução. Eu mesma, por aqui, já falei da importância de você se vestir com o que lhe cai bem, com o que tem a ver com seu estilo e momento de vida, sem precisar seguir tendências ou modismos. Mas não dá para declarar independência e sair vestindo o que quiser, principalmente se você circula pelo mundo corporativo.
Existe uma coisa chamada dresscode, um código de vestimenta, que ensina o bom senso que falta na hora de ir para o trabalho. O excesso de informalidade que estamos vivendo não é visto com bons olhos pelas empresas.
E dá para entender, afinal, não é para mostrar seu look que você está lá. Portanto, os excessos estão banidos: muito decote, muito curto, muito justo, muito brilho, muita maquiagem, muito perfume, muitos acessórios, muita irreverência.
Isso não quer dizer que roupa de trabalho tem de ser careta. Encare isso como um desafio. Se quer incorporar uma peça mais fashionista à produção do dia a dia, uma boa dica é misturá-la à alfaiataria. Tipo uma parka militar com uma calça mais clássica. Uma estampa junto de uma peça mais sóbria. Ou um terninho mais larguinho para as mulheres, usado com um cinto por cima. Para os homens, o costume mais certinho no corpo ajuda a atualizar o dresscode.
Experimente usar o clássico de um jeito diferente, brinque com as cores, invista em bons materiais. Não sofra. Cuide da sua imagem, ela é um bem muito precioso e não vale a pena desgastá-la por um capricho.[


Fotos:  Reprodução/Pinterest

Animal print comportado em saia midi e combinado com scarpin e jaqueta de couro

Se a ideia é apostar em cores fortes e contrastantes, opte por modelagens mais retas

Acinture casacos e blazers. Arregace as mangas ou opte por modelos com mangas mais curtas. Isso transforma o look

Calça de alfaiataria é sempre uma boa. Note que elas são um pouquinho mais curtas, o que garante o toque mais fashion

Brincar com as proporções pode mudar até o terno de sempre. Aqui, o blazer é um pouco mais longo e em padronagem diferente da calça