Uma usa o blazer xadrez acinturado, com blusa de gola alta, bermuda e scarpin, e a outra usa um modelo oversized, que funciona quase como vestido  (Fotos: Reprodução/Pinterest)

O xadrez é uma daquelas padronagens superclássicas, que não precisa estar necessariamente na moda para ser usado, mas anda fazendo o estilo de muito fashionista por aí. Se você acha invernal demais, reveja seus conceitos, afinal estamos em Curitiba e, por aqui, o inverno parece ter encontrado morada eterna. Se acha careta, só tenho a dizer que ultrapassados somos nós ao não percebermos que a moda vive de retornos e que bons clássicos não envelhecem. No mais, é só vestir o seu paletó príncipe-de-gales (ou outro tipo de xadrez preferido) e combiná-lo ao sabor da estação, do estilo ou do gosto do dia.

Um blazer xadrez usado com camisa e calça social, muito provavelmente, vai ficar meio serião. Então, jogue um jeans nessa mistura. Ou uma camiseta. Ou tênis nos pés. Outra forma de trazer mais alegria à padronagem é juntá-la a peças coloridas – de roupas ou acessórios. Isso dá um toque irreverente ao look. Mas se você é adepto à pura ousadia, misture xadrezes – dois tipos diferentes, mantendo a gama de cores, ou a mesma padronagem em cores diferentes –, ou ainda vista algo xadrez com outra peça estampada, listrada, floral. As camadas de informação de moda deixam a produção mais elaborada, exercitam a capacidade de multiplicar looks e tornam tudo mais divertido.