Foto1 cheriedari (Reprodução Instagram)
Porque look monocromático não pede que tudo e absolutamente tudo siga a mesma cartela de cor. Aqui, o sapato quebra a onipresença do off White – cheriedari (Reprodução Instagram)

Estava olhando o Instagram, quando me deparei com uma publicação de uma moça, que se dizia consultora de estilo, ensinando a perguntar para o Chat GPT como fazer sua análise de estilo, que peças são mais legais para você, quais as cores da sua cartela e tals. A tal moça oferece até mandar para você – via robô – o tal do prompt (um tipo de instrução para a Inteligência Artificial gerar resposta ou conteúdo) pra você copiar e perguntar para sua IA preferida. Tudo bem explicadinho, com as marcações de onde começa e onde termina o tal do prompt, como fazer suas fotos e um modelo do que pode surgir como sugestão. Legal né? Achei interessante, porque economiza aquele blá blá blá convencional das consultorias sobre o que é ou não para você.

Mas aí, meu lado criativo-libertário se arrepia ao imaginar todo mundo vestindo o que a IA mandou. A moça criou o prompt, todo mundo copia e taca no Chat GPT a mesma instrução e o resultado é que todo mundo fica igual, dentro da sua cartela de cores, seguindo a moda, bem bonitinho e burocrático.

Ô minha gente, tudo bem querer uma base, uma inspiração para os dias chatos, mas é triste demais declinar ao seu direito de se expressar pela imagem, a construir looks conforme seu humor, a fugir às regras, a ser uma a cada dia.

Vamos fazer assim: se quiser, testa a IA para isso, não vou ficar de mal. Mas vê tudo com atenção, separa o que gosta do que não combina com você, desdobra os looks, coloca uns acessórios a mais e, sobretudo, se olha no espelho. Garanto que a cada dia você será outra e as soluções do Chat GPT terão de passar por revisão. E sabe por que isso acontece? Uai, porque a gente é gente. A IA é IA. E gente muda o tempo todo, ao sabor do vento, do sol ou da chuva, dos amores, do tanto de coisa que tem para fazer. Tem dias em que o básico com cara lavada já nos basta. Em outros, a gente quer se produzir. Em outros ainda, vai dar vontade de mandar as regras e a moda às favas e mudar. Porque sim.

A seleção de fotos é meramente ilustrativa, de como moda é legal e quebrar regras pode ser mais legal ainda.