Calça volumosa, blazer e camiseta vão ao trabalho com muito estilo (Fotos: Reprodução/Instagram)
Camisa grandalhona e shortinho. Se não rolar, use vestido por baixo ou saia em tom coordenado

Quando o termômetro sobe, a sua jornada de trabalho já foi retomada e a informalidade mais abusada não faz parte do dress code da firma, só a elegância dos tecidos naturais é capaz de salvar você de assar.

Entenda “tecidos naturais” como os não-sintéticos, por razões óbvias. Sintético, minha gente, não respira, brilha, abafa, esquenta, faz você derreter, cola no corpo. Tudo bem diferente daquela imagem fresca e poderosa que você provavelmente deseja passar. Portanto, fique de olho na etiqueta das roupas e exercite o tato. Pesquise, olhe, sinta e respire a naturalidade de tecidos como linho, algodão, sarja e seda. Essa turma tem caimento melhor, é mais confortável, deixa a roupa com cara mais sofisticada, deixa o corpo livre, leve, solto e fresco. Tanto que dá até para usar calça comprida e camisa de manga longa sob sol escaldante. Terceira peça, nessas condições, também vale e fica lindo.

O que pode ser um inconveniente para alguns, mas que para outros é puro charme, é que esses tecidos – principalmente o linho – costumam amassar. O que não deveria ser um problema, afinal, é a natureza deles e cabe a você aceitar e não estressar. Há no mercado opções desses tecidos com alguma mistura capaz de alisá-los, mas aí eles não serão tão perfeitos. Eu se fosse vocês assumiria o efeito meio amassado e seguiria plena, mas aí é uma questão de escolha. Garanto, no entanto, que é mais bonito um tecido levemente amassado e você fresca, do que fritando num modelito justo, curto e sintético.