Eu não vou fazer rodeios hoje mostrando várias marcas que desfilaram nessa incrível Semana de Moda de Nova York para ir direto ao estilista que mais curto. Acho que falando nele, englobo muito do que vamos ter de modismos daqui para frente. Marc Jacobs foi sempre gigante no que fez. Os anos em que esteve na Louis Vuitton foram criativos, levaram grandes artistas para colaborar com a marca que estava mofada. Ele é um dos caras que fez os desfiles mais lindos que eu até hoje vi na minha vida (uma outra grande pauta). 
Para o verão 2019 ele vem, again, bem over. E é isso que eu amo! Uma temática do exagero porque sim, que quem consome moda gosta muito do mais, do que extrapola, da extravagância e de um certo absurdo. O desfile de Marc homenageou a moda e três outros gigantes e craques no assunto desde um tempo em que não se conhecia esse termo. 
Na passarela, lembranças de Mugler, Montana e Yves Saint Laurent. Conheci Montana, pessoalmente aqui em Paris, alguns anos atrás. Ele já estava velhinho e sentou a meu lado num café do Marais. 
Quando viu que eu tinha revistas de moda na mão, pediu para olhar. Sentou a meu lado e começou a folheá-las, acariciando as páginas como se estivesse tocando uma pele, um tecido. Depois de algum tempo maravilhado, ele me olhou; eu fiz sinal para ele ficar com elas. 
Ele abraçou-as, agradeceu-me e foi embora. Um momento mágico na minha vida. Banal, na dele (suponho). Claude Montana fez sucesso com mantôs, roupas de couro e um perfume que virou mundo. 
Depois teve a vida arruinada e caiu no anonimato. Mugler desistiu da moda para cuidar dos perfumes e também hoje é irreconhecível pelas plásticas e a obsessão por manter o corpo sarado. Yves se foi. Todos apareceram vivos e lindos em Jacobs. Merci!


Fotos: VOGUE®

Over – Volta o exagero típico dos criadores que abalaram Paris na década de 80 como Claude Montana.

Vive la France – Esse vestido é a cara de uma Paris festiva que tanto Yves, Montana ou Mugler animaram. Let’s play again!

A mais linda – A camiseta ou vestido-lingerie habita sempre nas coleções do Marc e no guarda-roupa de toda fashionista francesa ou não. Quando ainda estava na Vuitton, ele fez uma coleção linda que tinha também pijamas chiques de seda com plumas. Agora ela segue aí para 2019. É uma peça eterna. Tenho algumas. Funciona sempre.

Bem Paris – O trench é uma das peças mais usadas pelas parisienses. Marc homenageia alguns dos grandes nomes da moda francesa com um lindo modelo.