Foto1 Stephanie Arant (Reprodução I Instagram)
Olha que legal o jogo da saia plissada, usada bem aberta, servindo quase uma capa para a calça – Stephanie Arant (Reprodução I Instagram)

Para você que está se achando moderninha por usar vestido e calça juntos, saiba que o “styling” remonta às ativistas feministas do século 19, que usavam essa combinação como um ato político de protesto contra as normas de vestimenta da época. Depois disso, a tendência voltou nos anos 2000, e, agora, parece ensaiar outro retorno, muito inspirada pelo street style das escandinavas, que adoram sobreposições em geral e multiplicam o uso das peças à exaustão, ressignificando e reciclando roupas.

Pois bem, celebridades e fashionistas foram ao recente Copenhagen Fashion Week e voltaram sobrepondo vestidos e calças ao bel prazer. Claro que é um jeito de dar um toque irreverente ao trivial, mas não dá para esquecer a pegada da moda circular e sustentável. Sem contar que é o melhor jeito de andar de bike com vestido, né?

O maior barato dessa combinação é reformular todas as suas ideias de proporções, perdendo-se em camadas inesperadas, adicionando texturas e volumes. Porque é naquela passada mais larga e apressada, que o vestido abre e revela a calça. Se for um look monocromático, então, fica muito legal. Outro jeito fácil de colocar em prática essa moda é usar um slip dress (ou uma camisola lindona, em bom português) com calça jeans e uma terceira peça por cima. É inesperado, sedutor, nada óbvio e bem divertido. Se o slip dress for demais pra você, tente um vestido camiseta ou um tubo mais larguinho, que vai dar a impressão de regatão. O lance é treinar o jogo das proporções. Produções inteirinhas da mesma cor também facilitam a aplicação.