


Preto e branco, tweed, camélias e pérolas pontuaram a moda confortável e prática inventada por Chanel no pós-guerra
Se estivesse viva, Gabrielle Coco Chanel, criadora da maison Chanel, teria completado140 anos no último sábado (19). A estilista foi tão importante, que é a única do segmento da moda a aparecer na lista das cem pessoas mais importantes da história do século 20.
Por que? Basicamente porque foi ela quem “inventou” a moda como se conhece hoje, misturando conceitos de elegância, beleza, praticidade e conforto. As calças compridas e o pretinho básico que você tem em seu armário estão lá graças a Chanel, que dispensava saias de armação e espartilhos. Pérolas, casaquetos de tweed, sapatos bicolores e camisetas listradas são outros itens do seu repertório clássico e atemporal.



Formas simples, bons tecidos e cores clássicas foram a fórmula encontrada por Chanel para bons looks
Afinal, modismos não eram a sua praia. Estilo, na sua opinião, era construção. Basta dar uma olhada em algumas das frases memoráveis da icônica estilista. E viva Chanel!
Frases de Coco Chanel
“A moda passa, o estilo permanece.”
“A moda não está apenas em vestidos. A moda está no céu, na rua, a moda tem a ver com ideias, com o jeito que vivemos, com o que está acontecendo.”
“As mulheres pensam em todas as cores, exceto na ausência da cor. Eu sempre digo que preto tem tudo o que se precisa. Branco também. A beleza deles é absoluta. É a harmonia perfeita.”
“Moda é como a arquitetura, pura questão de proporções.”
“A moda tornou-se uma piada. Os estilistas esqueceram que há mulheres dentro dos vestidos. A maioria das mulheres se vestem para os homens e querem ser admiradas. Mas elas também precisam se sentir confortáveis e confiáveis para se mover, para entrar em um carro sem explodir as costuras! As roupas devem ter uma forma natural.”
“Para ser insubstituível, você precisa ser diferente.”