No mês de junho, considerado da diversidade, a revista ‘Le Monde Diplomatique Brasil’ traz uma edição histórica: personalidades brasileiras LBGTs retratadas como super-heróis. Pabllo Vittar, Daniela Mercury, Diego Hypólito,, Leão Lobo e Laerte, entre outros, foram retratados, como ilustração, por Caio Borges. “Tire seu preconceito do caminho que eu quero passar com o nosso amor”, diz o título da capa, toda trabalhada nas cores do arco-íris. A publicação está repleta de reportagens especiais sobre representatividade, homofobia e o atual cenário político. O professor de Direito da Unifesp Renan Quinalha faz uma análise da conjuntura dos direitos LGBT no governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, apontando riscos e também com perspectivas de avanços em outras áreas, como a jurídica.
PoLêmica
Cantor filmava encontros sexuais com menores, diz ex-funcionário
Um ex-funcionário de R. Kelly afirmou durante uma audiência que o cantor regularmente filmava seus encontros sexuais com menores de idade e os guardava como “troféus”. De acordo com o site TMZ, as gravações foram apreendidas pela polícia que investiga o caso. Na ocasião, ele ainda revelou que todos os funcionários do cantor sabiam que ele tinha interesse em garotas menores de idade, mas preferiam ajudá-lo a encontrar as meninas em vez de denunciá-lo às autoridades. Na última quinta-feira, dia 30 de maio, R. Kelly recebeu 11 novas acusações de crimes sexuais, incluindo alguns com sentença máxima de 30 anos de prisão, tornando-as as mais graves contra ele. O cantor já estava enfrentando dez outras acusações de abuso sexual agravado envolvendo quatro mulheres, três delas menores de idade à época. Kelly se declarou inocente das primeiras acusações e negou qualquer irregularidade após sua prisão em fevereiro.
Luto
Morre, aos 86 anos, a atriz Sônia Guedes, veterana do teatro
A atriz Sônia Guedes morreu na noite desta segunda-feira (3), aos 86 anos. Não foi informada a causa da morte. O sepultamento foi em Paranapiacaba (SP), onde ela nasceu, em 1932. Apesar de reconhecida por suas atuações na televisão (seu último trabalho na telinha foi na novela ‘Chiquititas’, do SBT, em 2013), ela construiu uma sólida carreira teatral. Como em um de seus primeiros trabalhos, na peça ‘A Falecida’, que Antunes Filho dirigiu em 1965. Ou em ‘Medeia’, na versão de 1970 dirigida por Silnei Siqueira. Participou ainda de ‘Rasga Coração’ (1979), ao lado de Raul Cortez. Ela também teve passagens pelo teatro nas peças ‘Os Melhores Anos de Nossas Vidas’ e ‘O Auto da Compadecida’.
TV
Jornalistas Evaristo Costa e William Waack são contratados pela CNN Brasil
A CNN Brasil, cujas atividades foram iniciadas recentemente no País, anunciou que os jornalistas William Waack e Evaristo Costa foram contratados para compor a equipe de apresentadores do canal. Waack comandará um telejornal diário, no horário nobre da CNN Brasil. Segundo a empresa, o programa terá amplo espaço dedicado à cobertura das editorias de política, economia e internacional, áreas que são especialidades do jornalista, que também fará entrevistas e análises. Já Evaristo Costa, que deixou a TV Globo em 2017, volta às telas no comando de um programa semanal, apresentado direto dos estúdios da emissora em Londres.
Níver do dia
Sandra Annenberg
jornalista brasileira
51 anos