Brasil despenca no ranking mundial de velocidade 4G

Josianne Ritz

A organização OpenSignal divulgou nesta semana a mais nova edição do seu ranking que compara a velocidade da internet 4G em diversos países do mundo. O Brasil, que ocupava a 24ª posição, teve uma melhora no índice de velocidade média, mas ainda assim caiu para a 51ª posição.
Em 2015, segundo a OpenSignal, o 4G brasileiro teve, em média, velocidade de 16 Mbps (megabits por segundo). No novo ranking, a organização diz que a internet móvel chegou a 19,68 Mbps. Acontece que, em muitos outros países do mundo, o avanço do 4G foi mais rápido, e por isso o país perdeu posições. Cingapura é hoje a cidade-estado que lidera o ranking, registrando, em média, conexões de 45,68 Mbps. Em segundo lugar ficou a Coreia do Sul (45,77 Mbps), seguida por Hungria (40,61 Mpbs) e Romênia (35,61 Mpbs). Curiosamente, o Brasil ficou à frente dos Estados Unidos, que foi colocado na 67ª posição do ranking com velocidade média de 13,03 Mbps.
O Brasil também superou a Argentina, que ficou em 69º lugar, com conexões de 12,19 Mbps. O 4G mais lento do mundo, segundo a OpenSignal, é o da Costa Rica, que tem média de 5,82 Mbps. Veja o ranking completo no site da organização.


Whatsapp libera videochamadas

Após 20 dias testando o recurso, o WhatsApp decidiu liberar as videochamadas para todos os seus usuários –independentemente do sistema operacional usado. A iniciativa vem com um pouco de atraso em relação a outros aplicativos de mensagens, tais como o Skype e o próprio Messenger. “Dentro dos próximos dias, mais de um bilhão de usuários do WhatsApp poderão fazer chamadas de vídeo nas plataformas Android, iPhone e Windows Phone”, relatou a empresa em seu blog. O que indica que a ferramenta será liberada gradativamente aos usuário


Biblioteca de Apps

Digitalização de fotos antigas
Que tal digitalizar suas fotos antigas esquecidas há anos no armário? Agora, já não é mais preciso recorrer amadoramente às câmeras fotográficas dos celulares ou aos aplicativos de scanner de documentos. O Google lançou o PhotoScan, um app que permite levar para o mundo digital suas memórias impressas com agilidade e alta qualidade. Nos testes, o PhotoScan se mostrou até mais eficiente que os aplicativos de scanner de documentos –tais como o CamScanner, TinyScan e o Genius Scan.


Bizarrice na rede

Outros muros
O Donald Trump não é o primeiro a ter a ideia de construir um muro para separar um país de outro, um bairro de outro. O site Oddee descobriu outros oito casos semelhantes. Um deles (o da foto) fica no Peru. Veja mais: http://www.oddee.com/item_99881.aspx