cop30
Divulgação

A presidência da COP30, que será sediada em Belém (PA) em 2025, lançou um apelo global por ação colaborativa frente à crise climática. O chamado, descrito como um “mutirão global”, convoca não apenas governos, mas também empresas, sociedade civil e demais atores comprometidos com a construção de soluções sustentáveis.

Leia mais:

Em sintonia com esse movimento, a Comissão do Pacto Global e Sustentabilidade da OAB Paraná, com apoio das Comissões de Direito Ambiental, Advocacia Corporativa, Energia, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável, Direitos Humanos e Direito Securitário, realiza nos dias 18 e 19 de setembro o evento COP30 em Perspectiva: O Papel do Setor Privado na Transição Climática.

A programação foi desenhada para refletir os principais vetores de mudança que devem pautar a COP30, reunindo especialistas da advocacia, setor financeiro, empresas e poder público. O objetivo é promover uma discussão estratégica, interinstitucional e multissetorial sobre os desafios, oportunidades e boas práticas na transição para uma economia de baixo carbono.

No primeiro dia, com atividades na Universidade Federal do Paraná (UFPR), os debates giram em torno da justiça climática, transição justa e do avanço da litigância climática como ferramenta de responsabilização e adaptação do setor privado.

No segundo dia, na sede da OAB Paraná, o foco será nas respostas institucionais e corporativas. Os painéis abordarão temas como finanças sustentáveis, transição energética, integração do clima na governança empresarial e soluções concretas para viabilizar projetos de descarbonização.

A iniciativa reafirma o compromisso da OAB/PR em contribuir com o debate climático a partir de uma perspectiva jurídica, estratégica e pragmática, alinhada às urgências globais e às responsabilidades locais.

🔗 Inscrições gratuitas:

https://lets.4.events/cop30-em-perspectiva-o-papel-do-setor-privado-na-transicao-climatica-C24818E69