A leitura representa a possibilidade de toda pessoa dotar de significados cada texto escrito, suas imagens, os pensamentos que ali são expressos, numa experiência única e que preferencialmente estabeleça uma relação de prazer.
No início da alfabetização, cada criança vai recriar o mundo por meio da imaginação em suas leituras, e este contato é considerado essencial para sua boa formação, já que auxilia o desenvolvimento da personalidade, o crescimento intelectual e afetivo, e principalmente permite a compreensão da realidade, de sua distinção ao imaginário e o exercício de uma consciência crítica, aprendendo na prática aquilo que gosta, ou não. Quando o texto em questão é uma poesia, isso se torna mais evidente, e ao mesmo tempo mais dependente de como foi construída sua aproximação com este tipo de manifestação cultural.
O ensino e a aprendizagem da poesia nos primeiros anos da escolaridade básica demanda, por parte de seu professor, uma reflexão séria sobre o valor do conhecimento que irá transmitir, e em particular sobre a qualidade e pertinência para a faixa etária do conhecimento estético e literário, o que sempre preocupa o bom docente. A poesia maravilhosa numa etapa da vida pode não ser compreendida em outra, e um dos papéis da escola é apontar ao jovem a vida cotidiana, suas melhores perspectivas e algumas dores inevitáveis que vai atravessar.
Mostrar as esperanças para o futuro e a boa compreensão do passado, é o que movimenta a leitura literária no âmbito escola, bem como a experiência poética – e não apenas da leitura, mas também da escrita, naquilo que é denominado de letramento literário.
A vida cotidiana necessita o desenvolvimento da sensibilidade diante dos acontecimentos do mundo, e o contato com um poema ou poesia permite uma rede de contato com os demais textos que circulam pela comunidade e desenvolve cultura literária, na medida em que um texto se volta para outro, permitindo uma concepção autônoma e crítica da vida.
Poesias podem representar a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de autoentendimento emocional, despertam a sensibilidade e compreensão das virtudes e defeitos, dão livre expressão às emoções e sentimentos.
Poesias voltadas às crianças de forma geral são curtas e usam expressões menos complexas, e em função disso são ideais para aplicação em sala de aula. Como muitas contêm certo ritmo e musicalidade, são atrativas e despertam leitores, o que é essencial para a alegria de futuras leituras.
A própria palavra poesia tem um sentido figurado, aplicada a tudo o que há de artístico, superior, que toca os sentidos, seja num quadro, numa escultura, na música, no caráter ou na aparência uma pessoa ou numa paisagem, pois usamos muitas vezes expressões como “a beleza desta criança é uma poesia”…
Fora do emprego literário, assume um sentido, uma extensão do sentido absoluto, uma coleção de qualidades, que podem ser classificadas como relevantes; e “poesia”, portanto, não tem somente um sentido, mas simboliza do acesso a uma característica mais elevada do belo, do sublime.
Utilizada desde muito há muito tempo inclusive para relatar histórias, algumas delas constituidoras da civilização humana, pois serviram como testemunho e relato de memórias, sejam de guerras ou de tempos de paz, de um modo de vida no campo ou nas cidades; porém ao mesmo tempo inspirando o futuro, criando forma de ver o presente, contando nesta linguagem a compreensão do vivido, misturando fatos e interpretações, naquilo que sempre foi considerado “liberdade poética”.
Os primeiros relatos, épicos ou não, eram orais; fala-se inclusive que as próprias Ilíada e Odisseia, obras fundadoras da cultura ocidental, eram declamadas por Homero ou pelas pessoas, com a intenção de contar um fato significativo sem o apoio de texto escrito, apenas a memória. Considerando o enorme conteúdo a ser decorado imagina-se que o ritmo imprimido às frases, aos versos, era auxiliar valioso. Talvez aí uma das gêneses da poesia, pois o encadeamento das ideias seria facilitado pelas rimas e pela cadência da fala.
Obras de Shakespeare foram escritas em versos, possivelmente também para facilitar a atuação, fazendo com que atores não perdessem o “fio da meada”, lembrando perfeitamente a história a ser contada, com o ganho adicional de encantar público pela musicalidade das palavras.
Trabalhar com poesias infantis é, por esta razão, uma forma de introduzir muito da cultura humana e do deslumbramento provocado por este estilo literário, que será lembrado durante toda a vida.
Wanda Camargo – educadora e assessora da presidência do Complexo de Ensino Superior do Brasil – UniBrasil.