A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promove nos dias 09 e 11 de março, às 15h e às 11h, em Antonina, Seminários da Pesca abertos à população. Os seminários integram o Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira realizado pela Appa nos municípios de Pontal do Sul, Paranaguá e Antonina.A Administração dos Portos está construindo o primeiro banco de pesca – que aponta a realidade da atividade no litoral do Paraná. Para isso, funcionários fazem diariamente a coleta de dados em sete locais onde chegam os pescados que serão comercializados. O resultado do monitoramento é apresentado em Seminários promovidos semestralmente para os pescadores e para a população que vive nas comunidades pesqueiras. Esta semana, os Seminários da Pesca acontecem na Praia dos Polacos e Ponta da Pita.
Em quatro anos, Paraná recolheu 265 mil toneladas de pneus velhos
A Política Estadual de Resíduos Sólidos, implementada pelo Governo do Paraná, está garantindo o cumprimento da lei no que diz respeito a coleta e correta destinação de pneus. Desde o ano de 2012, com a assinatura do termo de compromisso entre Governo e o setor produtivo, onde fabricantes e importadores de pneus são responsáveis pela coleta e destinação final dos produtos inservíveis, foram retiradas 265 mil toneladas de pneus velhos do meio ambiente.
Ambev promove mutirão nacional contra o Zika
Ambev promove uma mobilização nacional pelo combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Zika, Dengue e Chikungunya. Ação faz parte de uma ampla campanha da empresa, que tem como mote a hashtag #naoficoparado. Os mais de 32 mil funcionários, que trabalham nas 34 fábricas e mais de cem centros de distribuição da cervejaria pelo país, estão envolvidos na ação. Durante o dia, eles visitarão casas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais para entregar à população mais de dois milhões de folhetos, além de cartazes educativos.
Ferramenta calcula valor econômico das florestas urbanas
A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma pesquisa que pretende avaliar a utilização do software i-Tree, ferramenta inovadora que consegue quantificar o valor econômico que a vegetação do Parque do Ibirapuera pode devolver à cidade de São Paulo. A ideia é quantificar economicamente o valor das áreas verdes livres e dos parques urbanos para a qualidade ambiental das cidades. O i-Tree é um software desenvolvido pelo USDA Forest Service, nos Estados Unidos e que possibilita dimensionar o valor dos serviços ambientais. É possível citar a redução do escoamento das águas pluviais, melhoria da qualidade do ar, sequestram de CO2, economia de energia e as propriedades próximas a áreas verdes são normalmente mais valorizadas, além de questões vinculadas à melhoria do microclima, como as ilhas de calor.
Sociedade civil integrará Comissão de REDD+
Serão selecionados, nesta sexta-feira (11), dois representantes da sociedade civil que participarão da Comissão Nacional para Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Provenientes do Desmatamento e da Degradação Florestal, Conservação dos Estoques de Carbono Florestal, Manejo Sustentável de Florestas e Aumento de Estoques de Carbono Florestal – REDD+ (CONAREDD). A seleção ocorrerá em reunião ampliada do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC), marcada para ocorrer no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília.