No Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29 de setembro, amanhã, as atenções se voltam para as doenças cardíacas, que causam 31% das mortes e são consideradas um dos maiores problemas de saúde do Brasil. O diagnóstico precoce e preciso das enfermidades do coração é uma das tônicas das discussões.
Um dos principais avanços médicos no setor é a Angiotomografia Coronária, um exame menos invasivo do que o cateterismo para o diagnóstico de doenças e de riscos de problemas no coração. Segundo Fabio Magalhães, coordenador de ressonância magnética e tomografia computadorizada do Lâmina Medicina Diagnóstica, a principal indicação da Angiotomografia Coronária é a avaliação das artérias coronárias para a possível detecção de obstruções provocadas pelas placas de arteriosclerose.
Mas vale lembrar que a Angiotomografia não substitui o cateterismo, principalmente para os casos de alto risco cardiovascular. Para casos com risco intermediário, este é o exame mais indicado, pois é seguro, não é invasivo e tem grande poder diagnóstico, ressalta.
Outro exame que Magalhães destaca como um avanço no diagnóstico de doenças do coração é a Ressonância Magnética (RM) do Coração. Esta técnica é indicada para analisar a viabilidade do músculo do coração depois de um infarto, pesquisa de isquemia, testar a função contrátil do coração e pesquisar doenças do miocárdio em geral.
O médico lembra que, no Lâmina Medicina Diagnóstica, a RM do Coração é feita no equipamento Siemens Magneton Espree® de ressonância magnética, o primeiro de Santa Catarina. Este equipamento de alta resolução é o mais confortável que existe no mercado, diminuindo a sensação de claustrofobia ou de ansiedade que algumas pessoas sofrem.
* Fabio Magalhães é coordenador de ressonância magnética e Tomografia Computadorizada do Lâmina Medicina Diagnóstica