Caminhadas da Natureza completam 15 anos no Paraná

Neste ano estão programados 160 circuitos que divulgam o turismo de todas as regiões

Redação Bem Paraná

Edison Renato/PMSJP - Caminhada em São José dos Pinhais

Trajetos em meio à natureza, passando por propriedades rurais e destinos que muitas vezes fogem do radar dos turistas dão o tom das Caminhadas Internacionais na Natureza, que já têm 160 circuitos confirmados neste ano no Paraná. O Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater divulgou o calendário 2020 dos eventos, com roteiros em todo o Estado que incluem caminhadas diurnas, noturnas, rotas de cicloturismo e até remada. Neste ano, as caminhadas completam 15 anos no Paraná.

Desde a primeira rota, organizada em 2005 em São Miguel do Iguaçu (Oeste), as Caminhadas na Natureza ganharam terreno no Paraná. No ano passado, aproximadamente 70 mil caminhantes participaram dos passeios. O Estado também concentra mais da metade dos cerca de 300 circuitos brasileiros catalogados pela Anda Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social.

A prática surgiu na França em meados do século 20 para incrementar a economia em regiões rurais arrasadas pela Segunda Guerra Mundial e se alastrou pelo mundo não só como atividade esportiva, mas também valorizando o turismo rural. “É uma forma de fazer girar a economia no campo”, afirma a gestora estadual de Turismo Rural do instituto, Terezinha Busanello Freire.

“As caminhadas são gratuitas, mas os agricultores sempre têm a oportunidade de servir um almoço ou café da manhã e vender os produtos feitos por eles aos caminhantes”, explica. “Mais do que um esporte saudável, as Caminhadas na Natureza permitem que as pessoas conheçam o meio rural, aprendam a conservar o meio ambiente e a valorizar os produtores locais, além de gerar renda às famílias dos agricultores”.

Incentivo
Responsável pela implantação das Caminhadas na Natureza no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater vai aprimorar, neste ano, as metodologias das Caminhadas na Natureza para valorizar ainda mais o turismo rural. A ideia é promover oficinas com os municípios, agricultores e organizadores para tirar mais proveito do potencial econômico da prática e profissionalizar a venda de produtos.

Também estão sendo preparados roteiros voltados especificamente para atividades da agricultura familiar, como rotas do queijo, do café, de flores e de frutas, que têm foco no turismo de experiência e na imersão nas propriedades rurais.

Mandirituba abre calendário de 2020

Mandirituba vai abrir o calendário nacional de Caminhadas da Natureza com o Circuito dos Faxinais, no dia 16 de fevereiro. O trajeto que fica localizado no Espigão das Antas, passa por cachoeiras, trilhas ecológicas e muitos atrativos aos caminhantes que participarem do evento, num percurso de 12 km.

Com quatro edições anuais, realizadas em diversas áreas da região rural do município, as Caminhadas na Natureza reúnem milhares de caminhantes. Em 2019, Mandirituba conquistou o 2º lugar no ranking Brasil de número de participantes, com 5.553 caminhantes. Em primeiro lugar está a cidade de São José dos Pinhais, com 14.222 e em terceiro colocado, a cidade de Alta Floresta (MT) com 5.555 caminhantes, segundo dados da EcoBooking.

Circuitos únicos

Ascom/PM Piraquara