A novela atravessa hoje uma das melhores fases na TV do Brasil

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Aquele pessoal que insiste e não desiste de querer preconizar o fim das novelas na televisão aberta brasileira só tem visto seus prognósticos cada vez mais enfraquecidos, diante dos bons resultados, cada vez em maior crescimento, por parte das emissoras em questão. A Globo, como maior responsável por isso, já de alguns anos para cá, tem conseguido manter equilíbrio dos mais positivos em todos os seus horários de exibição. Êta Mundo Bom!, Haja Coração e mesmo Velho Chico podem ser apontados como exemplos da vez. Destaque-se aí o acerto no trabalho colocado em prática pelo Sílvio de Abreu. E o mesmo se dá com a Record. Ainda que Escrava Mãe tenha cometido a besteira de ser inteiramente gravada antes de ir ao ar, contrariando o que se entende como racional e lógico na produção de novelas, o seu desempenho é dos mais satisfatórios e num horário de forte concorrência. Aqui também se deve reconhecer e destacar o excelente trabalho de direção do Ivan Zettel. As novelas, como outro duro golpe na torcida contrária, atravessam hoje uma das suas melhores fases na televisão brasileira. 


TV Tudo

Digna de registro
Não existem informações de quem foi responsável por isso, mas a chamada do jornalismo da Record – Rio, colocada no ar, chama atenção pela alta qualidade na sua execução. Trabalho de quem sabe fazer, com um show de plano sequência.

Maravilhado
Silvio Santos voltou ao Brasil na última semana, maravilhado com o que viu nesta sua última viagem. A pessoas próximas, elogiou bastante as ilhas gregas, mas nada foi melhor que o navio em que fez a viagem. Confessa que se sentiu um rei.

Inversão de valores
No programa da Sabrina Sato na Record sempre existem vagas para diretores de externa. O lado ruim é que a ciumeira existente irá impedir o profissional de fazer um bom trabalho. E se ele cair na asneira de fazer, será mandado embora. É difícil acreditar, mas isso ainda existe.

Uma coisa só
Não por acaso, os programas do entretenimento da Record têm todos uma coisa só e trocam apenas os apresentadores. É que os seus idealizadores são as mesmas pessoas de sempre e de muito tempo. Daí a limitação ao assistencialismo barato, a pieguice e a vidinha de um ou outro famoso em todos eles.

Exceção
Gugu, às quartas-feiras, é o único fora dessa casinha, porque trabalha sob o controle do jornalismo. Quando se percebeu que ele também seria mais um do mesmo, rapidamente houve a mudança. Não por acaso é o que alcança os melhores resultados.

Bom esclarecer
O programa Qual é o Desafio? que a Band passou a apresentar nas suas tardes, depois do Donos da Bola e antes do Datena, é temporário. Foi um acerto comercial, mas que só irá vigorar até a Olimpíada.

Combinado assim
Durante toda a Olimpíada, como se adiantou, Luiz Bacci estará substituindo Reinaldo Gottino no Balanço do meio-dia na Record. No entanto, para não precisar dobrar, Tino Junior fará os programas do começo da manhã.

Sempre é tempo
O Profissão Repórter, do Caco Barcelos, com o maior dos merecimentos, sempre é destacado pela qualidade dos trabalhos apresentados. É preciso dizer a mesma coisa do A Liga, da Band. Como programa jornalístico, deve-se reconhecer, é hoje um dos melhores em cartaz. A edição desta segunda-feira vai mostrar o lucrativo negócio dos profissionais do amor.

Programação
Os bons índices alcançados pela série Garota da Moto no SBT levaram a Record esticar a duração da A Terra Prometida de 5 a 10 minutos em todos os dias da semana passada. Quem perdeu com isso foi o Jornal da Record, que entra na sequência e teve seu tempo de arte reduzido.

Próximas atrações
A Globo vai exibir a partir de setembro Supermax, série com Mariana Ximenes e Cléo Pires passada num presídio de segurança máxima e que possui forte pegada de produções internacionais, como Lost. É a mesma abordagem de Sem Volta, produção da Record, em fase de finalização, mas que irá estrear em outubro.

Globo/Caiuá Franco

As filhas do Pasquim
Bárbara França e Giulia Gayoso vão viver as irmãs Bárbara e Juliana na próxima temporada de Malhação, com título Pro Dia Nascer Feliz. Na história, elas e Manuela (Milena Melo) serão filhas de Ricardo (Marcos Pasquim), dono da academia Forma. O registro aconteceu no Ceará, palco das primeiras gravações.


Bate – Rebate


C´est fini

A partir de 12 próximo começa a temporada de Vestir o Pai no Teatro Augusta, em São Paulo, com Cláudia Alencar, Adriano Toloza e Flávia Couto no elenco. É uma comédia de humor negro, escrita por Mario Viana, com direção de Tiago Pessoa e André di Paulo. Alzira[Cláudia] e os filhos aguardam o marido e pai morrer. Enquanto discutem que roupa ele vai usar no caixão, os podres da família vêm à tona. Qualquer semelhança com o que já existiu é mera coincidência.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!