Produzir remakes, dentro e fora da Globo, sempre foi motivo de controvérsia. Uma discussão boa e saudável. Se de um lado limita a capacidade de se buscar coisas novas, por outro oferece a oportunidade de apresentar algo inédito para determinada faixa de público.
O saldo, pelo menos até aqui, é positivo. Está aí O Astro para dirimir maiores ou menores dúvidas.
Em 46 anos de produção, foram 12 casos de versões já conhecidas pelo público, assim distribuídas ao longo desse tempo: uma na década de 70, outra em 80, três nos anos 90 e sete entre 2.000 e 2.011.
Um aumento bem considerável. Como fato em comum, todas acabaram dando certo, algumas até com maior repercussão que na primeira exibição.
Mas, além do Brasil, a questão também é debatida em outros países da América Latina.
No México, em fevereiro de 2009, por exemplo, das 10 novelas exibidas pelo Canal de las Estrellas e Galavisión, emissoras que compõem o Grupo Televisa, nenhuma era uma história inédita.
Por lá, dizem que os remakes são, na verdade, uma tendência de mercado.


TV TUDO

Júri do Projeto Fashion
O estilista André Lima e a editora de moda Susana Barbosa serão os jurados do Projeto Fashion, novo programa de Adriane Galisteu na Bandeirantes, com estreia em 13 de setembro. Alexandre Herchcovitch, também fechado, terá a função de mentor no reality.

Cala-boca
O quadro começa a mudar na Rede TV!, depois de alguns meses de incertezas e intenso nervosismo. Os salários dos celetistas, pessoal com carteira assinada, que deveriam ser pagos hoje, foram depositados dois dias antes.

Bola da vez
Insensato Coração terá o seu último capítulo exibido no dia 19. O contrato de Gabriel Braga Nunes com a Globo se encerra praticamente com a novela. Foi um acordo – às pressas – feito pela obra. Resta, agora, saber do destino deste ator. Há o desejo de se acertar rapidamente a sua permanência, mas a Record também planeja a sua volta.


Teatro e cinema
Aldine Muller (foto) estreia dia 19 no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo, com a peça Virgem aos 40.com. Apresentações até outubro. Também para outubro, está previsto o lançamento do filme Dois Coelhos, com ela trabalhando ao lado de Alessandra Negrini e Caco Ciocler.


Pouco caso
Existem queixas muito sérias por parte de alguns dirigentes dos canais Globosat, Espn e Bandsports em relação ao tratamento recebido em Londres, durante o recente encontro pré-Olimpíada. Os representantes dessas emissoras tiveram sérias dificuldades para participar dos eventos programados. E de outros nem conseguiram acesso.

Londres chamando
A Record grava, neste final de semana, as primeiras chamadas da Olimpíada do ano que vem.
Ana Paula Padrão, Mylena Ciribelli e Paulo Henrique Amorim estão viajando para Londres. Um de cada vez e não necessariamente nesta ordem.

Também tem isso
Para a turnê de Rebeldes, que ainda não tem seu início anunciado, se espera um pouco mais de empenho nas letras e coreografias escolhidas. Chay Suede, Lua Blanco e cia., integrantes da banda, não fizeram uma boa apresentação na final do Ídolos. Se mostraram completamente perdidos. Rolou inclusive certo estresse nos bastidores.


Registro – 1
Devidamente registrada no órgão de propriedade, é da Globo a marca Dois Irmãos, para título de uma nova minissérie, com direção-geral de Luiz Fernando Carvalho. Wagner Moura é o escolhido para interpretar os gêmeos Yaqub e Omar, filhos de imigrantes libaneses, com personalidades bem diferentes.
 
Registro – 2
A Globo também já tem o registro de Louco Por Elas, uma outra série, com Eduardo Moscovis como protagonista. Em comum nas duas, o fato de que tanto Moscovis como Wagner Moura se distanciaram da TV. Recusaram vários convites nos últimos tempos.


Mundo cão
O programa Se liga Bocão, da Record Bahia, levou ao ar ontem, ao meio-dia e dez, o vídeo de uma câmera de segurança que mostrava um rapaz sendo assassinado com vários tiros. Nenhum recurso para embaçar as imagens. Exibiu e depois repetiu. Antes, o apresentador José Eduardo teve o cuidado (?) de avisar: Tire as crianças da sala porque as imagens são fortes. São pra gente grande.


BATE-REBATE

· Paola Oliveira também para depois de Insensato Coração. Férias regulamentares.
· A Rede TV! vai mexer na sua programação das manhãs. Na forma, conteúdo e duração.
· O Datena se foi, mas a ordem para os contratados da Record é a mesma. Pedidos de entrevistas só poderão ser aceitos se autorizados pela emissora.
· A parceria Fremantlemedia-Band fechou a produção do Projeto Fashion, programa da Adriane Galisteu, com a Jotaeme Vídeo.
· Marcelo Madeira, executivo comercial da JV, está entusiasmado com o projeto. Os trabalhos começam pra valer neste final de semana.
· As gravações de Insensato Coração devem estar concluídas até sexta que vem. Se sobrar, será apenas alguma coisinha para a última semana.
· Luciana Gimenez voltará a apresentar o seu Superpop, ao vivo, quarta-feira, na Rede TV!.
· André Vasco, Lívia Andrade e Michel Teló gravaram, na terça-feira, edição do programa Eliana como apresentadores.
· Fernanda Paes Leme ainda não sabe se estará no Brasil a tempo de assistir ao último capítulo de Insensato Coração, no dia 19.
· A atriz encontra-se nos Estados Unidos num misto de curso de inglês e namoro por lá.
· Novo programa de culinária da Rede TV!, com exibições diárias e apresentação de Fabrício Fasano, deve entrar em todo começo de tarde.
· Carla Fioroni estreou ontem, às 21h00, o programa Tampa da Panela no canal 18 da TVA, recebendo o ator, roteirista e diretor, Ronaldo Ciambroni. Tem reprise amanhã, sábado, às 20h25.
· A jornada do futebol, na quarta, levantou os números da Fazenda, que, exibida entre 22h55 e 23h53, marcou 14 pontos na Grande São Paulo.


C´est fini
Chico Pinheiro vai assumir o Bom Dia Brasil, com Renata Vasconcellos, na segunda quinzena de setembro. Provavelmente no dia 19.Santo replay.

Luciano do Valle e Neto chegaram a cravar que no lance do primeiro gol do Vasco, contra o Santos, na transmissão de quarta-feira, Diego Souza usou o braço. Segundo disseram, a experiência deles permitia afirmar aquilo. Na reapresentação, se viu, lance legal. A experiência também recomenda usar de alguma cautela em certas ocasiões. Por essas e outras não vale, o tempo todo, se criticar a atuação dos árbitros.Ficamos assim.
Mas amanhã tem mais. Tchau!