Silvio Santos 5
(Silvio Santos, apresentador e dono do SBT / Divulgação)

Na televisão lá do começo, como não tinha dinheiro pra nada, os programas eram produzidos sem grandes recursos e muita criatividade. Por isso mesmo, as emissoras que existiam ficavam apenas algumas horas no ar.

Já numa fase seguinte, com a chegada da TV Excelsior, o cenário se modificou inteiramente, com a implantação de uma forma mais arrojada de trabalhar. Foram intensos, surpreendentes na ocasião, os investimentos em contratações e produções.

Questões políticas acabaram por determinar o seu fim, porém aquele modelo mais arrojado de operar – claro que seguindo critérios mais comedidos, foi adotado de uma maneira geral. E também se estabeleceu como verdade absoluta que, para funcionar bem e se alcançar faturamentos mais generosos, se fazia necessário investir na produção e na montagem de competitivas grades de programação.

Assim veio a ser a televisão que temos hoje, nesta ordem: se aplica o que for necessário na sua linha de montagem, para, desta forma, poder oferecer o que existe de melhor ao mercado anunciante.

Nem todas, o tempo todo, se comportaram desta maneira, mas a televisão nunca deixou de ser um excelente negócio, não por acaso aquele que é dono de alguma, em se tratando das grandes redes, não dá, não empresta e nem vende a sua. Casos de exceção, sim, tivemos: a Excelsior já mencionado, Tupi e Manchete, porque foram cassadas, e a antiga Record que, em um determinado momento, não tinha mais condições de se manter.

Por isso se entender como um grande erro do SBT, nos 20 anos que passaram, a estratégia de querer fazer uma TV mais barata, sem investir quase nada, imaginando que os resultados continuariam os mesmos. Evidentemente, não foram, com o agravante de terem demorado para perceber e do tanto que deixaram de ganhar em todo esse tempo.

A televisão é como uma fábrica. É preciso colocar produtos competitivos na vitrine, para possibilitar as suas vendas e alcançar boa audiência. E como a invenção da roda. Até agora ninguém encontrou nada melhor.


TV Tudo

Teve isso

O documentário do Roberto Cabrini sobre os 30 anos da morte de Ayrton Senna não seria tão completo se não existisse também a participação de pessoas as mais importantes e a colaboração de tantas empresas.

A Globo, em especial, concordou em ceder várias imagens. Um estreitamento de relações que sempre será importante para o mercado.

Roberto-Cabrini-em-Imola-
(Roberto Cabrini em Imola, na Itália / Divulgação)

Cronograma

A série “A Rainha da Pérsia” estreia dia 31 de maio na plataforma UniverVideo.

De acordo com a previsão, um mês depois, na tela da Record.  

Vilã

A atriz Manuela Duarte, mulher do autor Gustavo Reiz, foi convidada para “Família é Tudo”, novela das sete da Globo.

Muito em breve, ela vai aparecer como cúmplice de Paulina (Lucy Ramos). Manuela possui sete novelas no currículo, além de trabalhos no cinema e no teatro.

Gravando

Arthur Duarte e Melanie Rozenmuter estão entre os lançamentos da 11ª temporada da série “Reis – A Divisão”, já em gravações no Rio. 

O ator-mirim assumirá o papel de Adiel, filho de Abias (Gabriel Vivan) e neto de Maaca (Juliana Xavier/Juliana Knust). Já, Melanie, fará a personagem Aksah.

Arthur-Duarte-e-Melanie-Rozenmuter-
(Divulgação)

Brasileirão

A Globo, que já está fechada com a Libra, também tem entendimentos com a Liga Forte para a transmissão dos jogos do Brasileirão, clubes atrelados a ela, a partir do ano que vem.

Conversa bem avançada.

Porém…

A Liga Forte chegou a procurar outras TVs, entre abertas e as esportivas da TV paga. Streaming também. Falou, ouviu, botou o gato no telhado, mas depois sumiu.

Ninguém está entendendo muito bem qual é, de verdade.

Traduzindo

Quando se fala aqui da humilhação que a imprensa é vítima, obrigada a ficar do lado de fora dos centros de treinamentos, não há exagero. E também se reclama um posicionamento mais severo das empresas sobre o assunto, é porque elas são, diretamente, as mais prejudicadas e ridicularizadas.

Na verdade, é a Globo, Record, Band, outras TVs, rádios e sites que são desrespeitados. E as entidades de classe, o que falam ou fazem?

Próxima parada

Logo depois de “No Rancho Fundo”, Andréa Beltrão irá protagonizar o filme “Já Não Me Sinto Só”, inspirado no livro homônimo de Maria Flor.

Manu Gavassi também está dentro. Roteiro e direção da própria Maria. 

No Rancho Fundo
(Andréa Beltrão/ crédito Fábio Rocha/Globo)

Beija Sapo

A MTV, a Pluto TV e o aplicativo Tinder irão promover a segunda temporada do “Beija Sapo”. 

E com Valentina Bandeira de volta ao comando do programa.

A próxima edição estreia ainda em 2024 e promete novos quadros.

É preciso admitir

Até como regra geral, nenhum grande talento das redes sociais, entre influenciadores e companhia bela, conseguiu repetir o sucesso na televisão.

A exceção atende pelo nome de Virgínia Fonseca. Está dando muito certa a sua vidinha no SBT.

Bate – Rebate

•     Confirma-se a segunda temporada da série “Cangaço Novo” no Prime Video.

•     Maeve Jinkings, atualmente no ar, na Globo, em “Os Outros”, fará um novo filme de suspense contemporâneo do diretor Iberê Camargo…

•     … Os trabalhos acontecerão em Brasília.  

•     A produtora O2 trabalha no desenvolvimento de “Brumadinho” para a Netflix…

•     … Um longa de ficção sobre a catástrofe brasileira.

•     De um jeito diferente e muito divertido, segundo a proposta, o SBT prepara a volta do quadro “Namoro na TV” no “Programa Silvio Santos – com Patrícia Abravanel”…

•     … Os participantes precisam ser de São Paulo e terão direito a cachê. 

•     Vale muito deixar avisado: Marcelo Medici será o convidado do “Programa de Todos os Programas” nesta terça-feira, 18h…

•     … Não é por nada não, mas vale muito prestar atenção nos nomes que este programa recebe. Só primeiro time.

C´est fini

“Mallandro, o errado que deu certo”, novo filme do Sergio Mallandro e aquele que marca a sua volta ao cinema, tem lançamento confirmado para junho.

E com várias participações especiais. Lucio Mauro Filho, por exemplo, entre elas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!