Em algum momento certamente virão à tona os verdadeiros motivos que determinaram o afastamento da autora Margareth Boury da novela Rebelde. Oficialmente, informa-se, ela saiu de férias para cuidar de um problema de saúde. Algo, ainda segundo a emissora, que já estava combinado com a alta direção, antes mesmo da troca no comando da teledramaturgia.
O colaborador Emílio Boechat imediatamente assumiu a condição de titular.
Dentro da própria Record, no entanto, há quem jure, de pés juntos, que assim será até o fim, porque a Margareth não voltará mais por discordar dos novos rumos tomados pela história. Ela não teria abençoado a entrada das crianças e muito menos concordado com outras tentativas, como transformar Rebelde em Carrossel, e com isso procurar solucionar os seus problemas de audiência.
Consultada sobre a questão, a autora não se manifestou.
E também se faz silêncio em torno de uma próxima temporada, se haverá ou não.

TV Tudo
Galvão versus Renato – 1
Não tem volta para Renato Maurício Prado no Conexão SporTV, mesa redonda olímpica de todas as noites no canal Sportv.
A briga com o Galvão Bueno, no programa da quarta-feira, dia 1º, ainda repercute, principalmente em Londres.

Galvão versus Renato – 2
A informação que vem de lá é que o Renato foi afastado. Depois da briga no ar, ele teria se recusado a conversar com a direção e com o próprio Galvão. Queria um pedido de desculpas. Foi dito a ele que era para voltar ao programa como se nada tivesse acontecido e esquecer o episódio. Era assim ou estava fora.

Galvão versus Renato – 3
Como o Renato, ainda segundo o que chega de Londres, não teria concordado com as condições colocadas e sem receber o que considerava devidos os pedidos de desculpa, foi afastado do programa.
Não se sabe como ficará a sua condição no Bem Amigos, programa das segundas-feiras, que também é do Galvão, aqui no Brasil.

Luciano operado
Luciano do Valle foi operado no último sábado para retirada de uma fistula na região da bexiga. A cirurgia foi realizada com sucesso no sábado passado, em Campinas-SP, e por aí se explica a sua ausência nas últimas transmissões da Olimpíada pelo Bandsports.
A recuperação do narrador segue dentro do previsto e acredita-se que ele possa receber alta hospitalar até o fim desta semana.

Núcleo da Copa
A TV Globo já tem o núcleo da Copa do Mundo montado, trabalhando no planejamento de toda a cobertura da competição no Brasil em 2014.
É mais um apêndice do departamento de jornalismo, que passa a funcionar sob a direção de Carlos Henrique Schroder, Ali Kamel e Luiz Fernando Lima. O primeiro grande ensaio será na Copa das Confederações, no ano que vem.

Agora é aqui
Amanhã, sexta-feira, vai acontecer a última prova de figurino com todo o elenco de Salve Jorge, substituta de Avenida Brasil, na Globo.
Na oportunidade, os atores também irão receber os roteiros das primeiras gravações aqui no Brasil, externas e estúdio, a partir da semana que vem. Na Turquia, os trabalhos já foram encerrados.

Operação de guerra
A Record, inicialmente, tinha decidido estrear o Balanço Geraldo, do Geraldo Luiz, ao meio-dia, a partir desta próxima segunda-feira. Depois mudaram para o dia 20.
Só que no meio disso desmontaram a equipe do Record Notícias. Alguns até saíram de férias, mas foram chamados de volta, porque o programa vai continuar durante toda a próxima semana.

Está assim
A direção do SBT voltou a conversar sobre a substituta de Carrossel, em uma reunião na terça-feira que passou.
Não há rigorosamente nada decidido até agora. Tem a sinopse do Tiago Santiago, mas também se fala em Chiquititas e Carinha de Anjo, mas que dependem da compra de direitos.

Destaque
Uma surpresa das mais agradáveis, em meio à cobertura da Olimpíada, é a presença de Vera Mossa nas transmissões da Record News.
Ex-atleta, ela foi um dos grandes destaques do vôlei brasileiro na década de 80. É mãe do levantador Bruninho, da seleção masculina, e vem se saindo muito bem como comentarista.

Primeiro alvo
Wolf Maya e Mauro Mendonça Filho, envolvidos, respectivamente, com o Criança Esperança e Gabriela, ainda não se pronunciam sobre o elenco da próxima novela do Walcyr Carrasco, a primeira dele no horário das 9, na Globo, em 2013.
Mas um nome dado como certo é o da atriz Ingrid Guimarães, que trabalhou com o autor em Caras & Bocas.

Bate – Rebate
· Uma das mudanças que a Ancine passará a exigir das operadoras de TV por assinatura é a inclusão dos logos oficiais e coloridos da classificação indicativa.
· Por enquanto, só a GVT tem isso.
· Com a saída de Katiuscia Canoro de A Grande Família, a Globo passou a buscar outro nome para transformar em chefe da Nenê, Marieta Severo.
· Daniel de Oliveira chegou a ser cogitado, mas quem irá viver o personagem é Fábio Porchat, que grava suas primeiras cenas na próxima semana.
· Não será nenhuma surpresa se, após o encerramento dos Jogos Olímpicos, Celso Zucatelli voltar a fazer novos trabalhos para o jornalismo da Record.
· Tem um caminhão do SBT encostado a 30 metros da entrada principal da Record, na rua da Várzea, em São Paulo.
· Está ali apenas para operar o link das matérias que chegam de Londres e são exibidas nos seus diversos informativos.
· Nesta quinta, dia da abertura da Bienal do Livro em São Paulo, Ana Maria Machado, presidente da Academia Brasileira de Letras, será a entrevistada do Ronnie Von, no Todo Seu, da Gazeta.
· A cena em que o Coronel Jesuíno (José Wilker) mata a Sinhazinha (Maitê Proença) e o dr. Osmundo (Erik Marmo), em Gabriela, é digna do melhor registro.
· Tudo funcionou direitinho. Do sensual ao suspense e dramático foram suficientes apenas 32 segundos.
· O Legendários, programa do Marcos Mion na Record, fechou o mês de julho em segundo lugar isolado, tanto no Ibope da Grande São Paulo, 8 pontos, como na medição nacional, 7.

C´est fini
Com a novela Gabriela, na Globo, seguindo em frente, sempre fica a expectativa, um desejo do público até, para que possa ser anunciada uma participação especial de Sonia Braga na novela, nos seus últimos momentos.
Só que esta possibilidade não existe – aliás, nunca existiu. Quem garante é o próprio autor, o Walcyr.
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!