Autores colaboradores de novelas agora serão contratados por obra na Globo

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Como toda e qualquer empresa, a TV Globo também tem procurado fazer ajustes em vários dos seus setores para se adequar aos atuais tempos. É uma obrigação de todos. Entre algumas das medidas tomadas, ficou estabelecido que cada autor titular de novela, daqui em diante, só poderá contar com, no máximo, 3 colaboradores. E nada mais que isso. Portanto, aquele esquema de 7, 8, 9 ou até 10 roteiristas pendurados num trabalho só, estampado e escancarado na subida dos créditos, virou coisa do passado. Acabou. Evidente que esse modelo irá aumentar – e muito – o envolvimento e participação do titular. Mas houve a conclusão que, do jeito que estava, não dava mais para continuar, pelo tamanho do custo e pelos exageros cometidos. Foram vários os casos detectados de sobrinhos investidos nas funções de colaborador. Aí não dá. Resumo da ópera: a Globo só irá manter em seus quadros aqueles que verdadeiramente trabalham, no número que ela considera adequado. E ponto.


TV Tudo

Nova ordem
A decisão da Globo em regularizar a utilização de auxiliares nas novelas já foi transmitida aos seus autores titulares. A contratação de todo e qualquer colaborador, a partir de agora, será por obra certa, como já acontece com a maioria dos atores.

Quarto elemento
Guga Noblat, ex-CQC, vai compor a equipe do novo A Liga. Foi tudo acertado com ele, inclusive contrato assinado, para trabalhar ao lado de Maria Paula, Mariana Weickert e Thaíde nas reportagens do programa.

Boas energias
As equipes de Velho Chico, próxima novela das 21h da Globo, estão trabalhando com frentes no Rio de Janeiro e em regiões do Nordeste. A poucas semanas da estreia, o ambiente é de muita expectativa nos seus bastidores. Será uma novela linda, aposta Marcelo Serrado.

Então é assim
Está estabelecido na Band que a estreia do Bate Volta vai acontecer quando o novo MasterChef entrar na sua reta final. Isto entre o final de setembro ou começo de outubro. O propósito, claro, é fazer bom uso do fluxo de audiência.

Se alguém não sabe
A ideia do Bate Volta é reunir casais inusitados. Um que não tenha nada a ver com o outro, em situações e lugares completamente desconhecidos para um deles. Apresentação de Mariana Weickert e Erick Joaquin.

Tem uma novidade
Toda a série do Mamonas Assassinas será produzida e gravada pela Record nos seus estúdios de São Paulo. O diretor Léo Miranda já está realizando testes para definir o elenco principal.

E por falar…
Em elenco principal, a novela do Walther Negrão, próxima das 6 na Globo, já tem esses nomes escolhidos. E confirmados: Giovanna Antonelli, Bruno Gagliasso, Francisco Cuoco, Aracy Balabanian, Letícia Spiller, Júlia  Lemmertz, Marcelo Novaes, Dani Suzuki, Henri Castelli, Emílio Orciollo Netto e Jean Pierre Nouer, além do ruivinho João Côrtez.

Recueta
Acima, quando se leu apenas novela do Walther Negrão e não foi escrito título nenhum é porque, em relação a ele, ainda existe uma dúvida. Arigatô Amore Mio teve muitos votos contrários. Pelo placar de momento, parece que Sol Nascente irá prevalecer.

Por favor, anote
Se tudo correr como se espera, ainda no dia de hoje, mais tardar amanhã, sexta, será assinado o contrato do Fábio Porchat com a Record. Está tudo certo, conversado e ajustado. Ontem, restava apenas a preparação do documento.  É intenção da emissora, como grande novidade, apresentar o Porchat na sua coletiva de segunda-feira.

Tata Barreto/Globo

Até pode ser
Parece que a Fernanda Souza, atualmente em A Regra do Jogo, entrou forte no páreo para apresentadora do Vídeo Show. É um nome que agrada. Essa espera por ela poderá se estender até o fim das gravações da novela.


Bate – Rebate


C´est fini

O Máquina da Fama, comandado por Patrícia Abravanel no SBT, só deverá voltar com atrações inéditas no dia 7 de março. O programa, mesmo exibindo reprises, tem conservado o segundo lugar nas noites de segunda-feira.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!