Entenda atual modelo de dramaturgia da Record e a ausência de novelas contemporâneas 

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Nery
Crisitiane Cardoso

(A autora Cristiane Cardoso, por meio de telão, participa de evento da série “Paulo, O Apóstolo”/ Divulgação)  

Seriella, braço da igreja, é a produtora oficial de suas novelas

As séries bíblicas “Reis – 10ª, 11ª e 12ª temporadas”, “Até Onde Ela Vai”, “A Rainha da Pérsia” e “Neemias”, produzidas este ano, movimentaram cerca de 1000 atores, 512 cenários, 13.616 figurantes, 15.573 figurinos, entre outros detalhes. Para o mercado de trabalho, claro, o levantamento é dos mais positivos.

E já é possível antecipar que os números de “Paulo, O Apóstolo” serão ainda mais impressionantes. Promessa de investimento milionário.

Daí, caso de se perguntar: com todo este poder de fogo, por que não há mais produção de novelas contemporâneas na Record?

A turca “Força de Mulher” prova que existe público também interessado em outros temas. 

Necessário, portanto, explicar como funciona este atual modelo de dramaturgia e a razão do domínio bíblico.

Em 2022 foi criada a Seriella, empresa que tem a Igreja Universal como sócia e familiares de Edir Macedo como administradores, com a finalidade de produzir Séries e Novelas. Daí o nome.

Dali em diante, a Record, com devidas compensações, limitou-se ao simples papel de exibidora, enquanto a IURD, sua produtora oficial, passou a centralizar todas as outras necessárias iniciativas por meio desta nova empresa. E realizar tão somente aquilo que lhe interessa de forma direta, independentemente de resultados.


Cabe esclarecer

Mesmo com a Seriella fornecendo todas as novas produções atuais, não há nada que impeça a Record de também fazer as suas.

Desde que assuma toda a responsabilidade e respectivos custos. Da forma que vai indo, fica fácil perceber o que é mais compensador.

Novo membro

Carolina Vargas, VP de Distribuição da Times Brasil CNBC, passa a integrar a International Academy of Television Arts & Sciences, em Nova York.

A entidade, responsável pelo Emmy Internacional, é composta pelas principais empresas de comunicação e entretenimento em todos os setores da indústria da televisão, e reconhece a excelência da produção realizada fora dos Estados Unidos.

(A executiva Carolina Vargas / Divulgação)

Depoimento

A Globo já gravou com Tiago Leifert para o documentário especial “25 Anos de BBB”.

Leifert foi um dos principais apresentadores do reality show e o comandou entre 2017 e 2021.

Placar do Brasileirão

Data hoje, considerando os acessos da Série B e a classificação atual do Campeonato Brasileiro, a LFU teria a maioria de clubes, 12, disputando a competição contra 8 da Libra.

Na TV aberta, isto significa Record na frente da Globo.

E vem mais

Vale informar que, ainda sobre televisão e o Brasileirão do ano que vem, muita água ainda vai rolar debaixo desta ponte.

Os bastidores continuam nervosos e bem agitados.

Tem um erro

Em capítulos do remake de “Vale Tudo” entregues recentemente ao elenco, constam, na “capa”, alguns créditos errados. Cláudia Gomes e Pedro de Barros não integram o time de colaboradores.

Segundo a Globo, Manuela Dias, autora titular, conta com apoio de Sérgio Marques, Aline Maia e Marcio Haiduck, com Luciane Reis como pesquisadora. É bom corrigir.

Procura-se

Pessoal do “Domingo Record”, da Rachel Sheherazade, está trabalhando na montagem de um grupo de humor para o programa.

A ideia, inclusive, é seguir um caminho meio diferente do que foi até aqui. Curioso que já tem lá o Matheus Ceará. Será que não está dando conta?

Por que não?

Por favor, longe desta santa coluna querer se meter nas coisas dos outros, mas o SBT, neste momento de mudanças, poderia muito bem convocar Guilherme Stoliar para colaborar com sua direção.

É experiente, da família e, com certeza, poderia ajudar de maneira bem importante neste momento. O que se observa é que está faltando esse alguém.

Família Record

O especial de fim de ano “Família Record”, com a troca de presentes entre seus contratados, está com sua produção em curso e algumas participações definidas.

Na parte musical, por exemplo, apresentações de Barões da Pisadinha e Mano Walter.

Retiro que disse

Sobre o “Família Record”, aqui se falou que todos os que participarem da festa, terão seus lugares assegurados na programação do ano que vem.

A informação de agora é que uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Não será bem assim, não.

Bate – Rebate

C´est fini

De 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo, vai rolar mais uma edição da CCXP – Comic Con Experience. Para a Globo, o evento vai ser quase um up front.

As principais apostas para o próximo ano serão apresentadas em um estande de mais de 1000 m², entre elas, o remake de “Vale Tudo”, com presença de Alice Wegmann. Deborah Secco também dará detalhes de seu programa, o “Terceira Metade”.

(Foto-crédito: Marisa Isabel Oliveira)

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!