Mariana Ximenes 3
(Crédito: Manoella Mello – Mariana Ximenes é Isis em “Mania de Você”

Natural considerarmos que o streaming tem a sua responsabilidade nisso, porém precisamos reconhecer que perdemos um pouco o jeito de colocar no ar um trabalho com maiores atrativos.

Devemos entender que a estrutura é exatamente a mesma de um filme, uma série ou de uma peça teatral, onde tudo começa e se distribui por meio de um núcleo principal.

E a narrativa também, com tempo, espaços, enredo e os seus personagens, em número e importância. Na televisão, e mais propriamente nas novelas, por ser uma obra aberta e a possibilidade que os seus cento e tantos capítulos oferecem, muitas vezes é possível alterar o rumo de muita coisa, de acordo com a temperatura alcançada junto ao público.

É dolorido constatar que, mesmo sendo as mesmas as disposições, já não conseguimos produzir com a mesma qualidade. E nem alcançar, como ordem natural, resultados na altura que desejamos.

Culpa de quem? Histórias ruins, erros em escalação e elencos desimportantes. Desaprendemos? Considerando só a televisão, sim, porque uma boa maioria das séries produzidas aqui, sempre alcança resultados muito bons.


Vai mudar

O “Apito Final”, do Neto, terá um novo horário na programação da Band, a partir das suas edições de 2025.

Em vez das 18h, será apresentado às 21h, no encerramento da rodada do futebol. Nem teria sentido seguir às 6h da noite, com bola rolando na Record no mesmo horário.

Neto Band
(Crédito – Band)

Diante disso

A Band estuda uma inversão de ordem em relação ao que existe hoje.

“Perrengue” antes e o Neto depois, com o “Apito Final”.

Participação curta

Lucinha Lins, distante do vídeo já há algum tempo, vai reaparecer em “Dona Beja”, novela da Max, com estreia neste próximo ano.

Trata-se de uma participação especial em poucos capítulos.

Mesmo drama

O caso da Lucinha é igual ao de tantos outros atores e atrizes, que são estupidamente colocados de lado, por serem considerados veteranos.

Uma insanidade. Toda e qualquer história da vida, e nas novelas também precisa ser assim , deve contar com pessoas de diferentes idades. Essa escanteada em tanta gente tão boa não acontece em lugar nenhum do mundo.

Onde mora o perigo

Uma novela, no caso “Mania de Você”, que se dá ao luxo de ter Adriana Esteves em seu elenco e não consegue dar a ela uma personagem à altura, realmente é digna de melhores estudos.

Vai capítulo e vem capítulo, e nada da Mércia alcançar o seu devido e merecido destaque. Longe, muito longe, da Carminha, Thelma, Catarina e tantos outros, que ela pode fazer tão bem.

Olha os tempos

Hoje, dá gosto ver elencos formados por pessoas as mais diferentes, algo que durante muito tempo as TVs tiveram dificuldade de fazer.

Lembro que em “Gabriela”, só depois de testarem quase 80 atrizes negras, a escolhida Sonia Braga teve que tomar muito sol e fazer um escurecimento da pele.

Sonia Braga
(Créditro: Globo)

E tem uma história

Antes de autorizar o seu livro virar novela, Jorge Amado fez questão de conhecer a atriz que faria a protagonista. Edvaldo Pacote, um dos homens de confiança do Boni, recebeu a missão de levar Sonia Braga para Salvador e fazer as devidas apresentações.

E ela foi imediatamente aprovada. Começava praticamente por aí, a história da Sonia na televisão.  

Opinião impopular

Porém, ainda sobre esse tema, escalação de novelas, verifica-se que as TVs passaram, com medo de críticas, a forçar um pouco a natureza, escolhendo atores e atrizes que muitas vezes não têm nem o branco dos olhos apropriados para alguns personagens.

Forçam a natureza. E aí fica uma coisa mentirosa. Pode ver, que tem muito disso.

Externa

Marve Jinkings já gravou várias cenas da sua personagem, Cecília, dona de uma pousada em Búzios.

Na primeira versão de “Vale Tudo”, este foi o papel interpretado por Lala Deheinzelin, em seu último trabalho na televisão. Depois disso, passou a se dedicar a outras atividades.

Que mal pergunte?

Não tinha uma outra hora parta a Record promover as tantas demissões que vem promovendo?

No final do ano, às vésperas do Natal. Muito cruel.

Dois pontos

O interessante neste primeiro ano do “Sabadou” e da estreia da Virgínia Fonseca na TV, é que ela conseguiu romper duas barreiras bem importantes.

Conquistar bons resultados com seu programa nas noites de sábado, um dia normalmente difícil para a audiência, e ser alguém que soube encarar, passando a fazer história também na televisão. Tem muito ainda a conquistar, mas o seu começo foi dos mais animadores. 

Virginia Fonseca (2)
Divulgação

Bate – Rebate

  • Domingo, irá ao ar um especial do “The Masked Singer Brasil” e na ocasião já serão apresentadas as fantasias da temporada de 2025…
  • … A estreia da nova edição será em 12 de janeiro, toda em cima dos 60 anos da Globo…
  • … Aliás, a presença de Tony Ramos no júri, torna o “Masked” ainda mais especial.
  • Everaldo Marques, novamente, deverá ser designado para a transmissão da São Silvestre na Globo, dia 31.
  • TMT e Max já estão anunciando a transmissão da 82ª Edição Anual do Golden Globes no dia 5 de janeiro…
  • … Será o primeiro evento da temporada de prêmios de 2025, com comentários de Aline Diniz.
  • Artisticamente, a saída de Ana Beatriz Nogueira de “Mania de Você” é outra grande baixa no andamento da novela…
  • … Trata-se de uma atriz que sempre valoriza demais os seus trabalhos. Mas saúde em primeiro lugar, sempre.
  • Sabe um detalhe, importante, que chama atenção: a Band, de fininho, está botando ordem na casa…
  • … Um trabalho bem responsável foi colocado em prática pela sua direção. 

C´ets fini

Ano chegando ao fim e podemos encontrar uma lista enorme de grandes profissionais da TV fora do mercado. Muita gente boa, das mais diferentes atividades.

O que se percebe, lamentavelmente, diante de tanta coisa ruim que aconteceu, é o empobrecimento e a diminuição de tamanho de muitas delas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!