Facilidades na produção e avanços tecnológicos tornam possíveis trabalhos de época

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Nery
Grazi Massafera

(Grazi Massafera grava remake de “Dona Beja”, ainda sem data de estreia na Max / crédito Instagram@massafera)

Em um determinado momento, a dramaturgia brasileira, devido a uma série de fatores, em especial, custo e dificuldades de reconstituição, se afastou das produções de época, que já foi inclusive uma marca da Globo na faixa das 18h. Não se chegou a um abandono completo, mas a uma redução das mais drásticas.
Aliás, como bem recorda Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia brasileira e latino-americana, “foi com essa precisão em produzir novelas de época que a Globo abriu o fechadíssimo mercado internacional na década de 1980”.
Só que hoje, ao contrário do passado, o que se constata é que nossa indústria avançou muito e está mais preparada para trabalhos neste segmento. Barreiras foram superadas e questões relativas aos custos, contornadas.
Graças ao que a tecnologia veio proporcionar, deixou de ser um desafio “transportar” o texto, a produção e – acima de tudo – os atores para tais conteúdos.
Só restaram, como trabalho manual, os figurinos e cenários “sob medida”, além de tornar contemporâneas suas discussões. A insistência em datá-las pode levar ao desinteresse e pouca atratividade. É um mundo novo, que nos permite voltar ao antigo, até mesmo com uma maior riqueza de detalhes.


TV Tudo

Um nome

No jornalismo é sempre muito agradável assistir ao surgimento de novos talentos e outros ou outras, com mais tempo de estrada, firmando-se a cada dia neste cenário.
Caso da Renata Varandas. Repórter da Record em Brasília, ela também se sai muito bem como apresentadora. Faz o “Jornal da Record” aos sábados.

(Crédito: Arquivo pessoal)

Novas funções

Na Band, Douglas Santucci passa a ser repórter especial em Curitiba e assume a recém-criada chefia de produção integrada das Emissoras do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Santucci deixará São Paulo e assumirá essas novas funções após concluir uma reportagem especial na Colômbia.

Recuada

Nos interiores da Band já se fala muito sobre isso e alguns dos seus diretores, ainda que timidamente, admitem que o fortalecimento do jornalismo será uma prioridade.
Uma volta ao passado. Reforçar a coberturas em diferentes pontos do país será o primeiro passo.

Preparem os corações

Contagem já em regressiva para Paulo Andrade iniciar seus trabalhos na Globo. O campeonato brasileiro começa no dia 14 e o Paulo junto com ele.
Mas será mesmo no SporTV, como um dos titulares.

Não quer calar

A pergunta da vez é como será montado, a partir da chegada do Paulo Andrade, o quadro de narradores do SporTV, que tem hoje Milton Leite, Luiz Carlos Jr., Everaldo Marques e Gustavo Villani como nomes principais? Os dois últimos, vale ressaltar, também costumeiramente trabalhando na Globo.
Este é o desafio: como vai ficar?

Pesquisa

A coluna, interessada, entrou um pouco mais a fundo na questão e descobriu que na chegada do Paulo Andrade, alguém estará de saída.
Será uma substituição. E agora? O que se fala é que o substituído continuará até a Olimpíada, trabalhando aqui no Brasil mesmo, e depois cairá fora.

Dublagem

Giovanna Antonelli, recém-saída das gravações de “Beleza Fatal”, novela da Max, está fazendo a dublagem do filme “Amigos Imaginários”. Aliás, não só ela, como também Murilo Benício, e Pietro Antonelli Benício, filho deles.
Em cartaz a partir de 16 de maio nos cinemas.

Confraternização

Antigos funcionários do SBT, liderados pela Sonia Mello e Walter Wanderley, o Goiabinha, e coordenados pelo Homero Salles, estão organizando uma grande confraternização dos antigos funcionários do SBT.
Gente que não acaba mais. Inicialmente será num bufê, dia 23. Mas do jeito que está indo, vai ter que reinaugurar o Pacaembu. Vem gente até que mora fora do país.

Estética

Pintar o cabelo, na TV, quem não? Mas nada contra, porque é a escolha de cada um e tudo bem. A maioria até fica melhor, cai direitinho.
Só que alguns, jogam o “Tablete Santo Antonio” nos cabelos, mas deixam a barba grisalha. Qual a lógica?

Primeiro trabalho

A série “Justiça 2”, escrita por Manuela Dias, estreia no próximo dia 11 no Globoplay e promove o lançamento da atriz Helena Kern. Ela faz Maria Eduarda, a única filha de Nestor (Marco Ricca) e Silvana (Maria Padilha).
Como filha leal à mãe, se compromete a fazer de tudo por ela, e isso inclui descobrir os podres do pai. É descrita como esperta, afrontosa e corajosa.

(Divulgação)

Estreias

Na noite desta quinta, em Talleres x São Paulo, a Paramount+ vai fazer o jogo com Nivaldo Prieto, PVC e dois repórteres estreantes: Carlos Cereto, ex-Globo/Sportv e Priscila Doroche, ex-TV Record.

Equipe toda no estádio.

Outras contratações

Além de Marília Ruiz, a Paramount+ também definiu as contratações de Guilherme Lage e Luiz Ademar.

Lage, narrador, conhecido pelo trabalho na Transamérica, e Luiz Ademar, comentarista, ex-SporTV.

Bate – Rebate

C´est fini

Segundo levantamento da plataforma Taboola, com base em dados de popularidade na internet, o participante do “BBB”, Davi, consolida favoritismo no jogo, com 21 milhões de pageviews, um aumento de 11 milhões em relação a fevereiro.
Vale destacar que o baiano possui o triplo de visualizações da Bruna Griphao, participante mais popular da edição passada, que havia acumulado 7 milhões de pageviews até a segunda semana de abril.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!