Nunca, em tempo algum, se deu tanta visibilidade ao futebol europeu como nos tempos atuais. A Band, na aberta, porque a Globo só entra no momento para ela mais conveniente, tem colhido resultados bem interessantes com a Liga dos Campeões. Liga dos Campeões que foi intensamente disputada pelos canais fechados e apresentou vitória do Esporte Interativo, com a Turner na retaguarda. Emissoras como SporTV, ESPN e Fox, com os direitos que lhes cabem, têm dedicado forte espaço aos campeonatos de Portugal, França, Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra, que tudo junto, e misturado, está levando boa parcela do público saber de cor quem atua num Bayern, Barcelona, Real Madrid, PSG, Juventus, Roma ou qualquer outro da vida. Hoje, em jogos de vídeo, ao se proceder a escolha dos times, a preferência sempre maior é por esses de fora. Só depois aparecem Flamengo, Corinthians, São Paulo etc. Há casos, como revela o Mauro Beting, de alguns jovens preferirem ficar em casa para ver um Barcelona ou Chelsea do que frequentar nossos estádios. Isto pode ser uma simples consequência dos tempos, mas é o que está mais acontecendo.
TV Tudo
Alguém pode perguntar
É a televisão a culpada por toda essa exposição do que vem de fora? Claro que não. As emissoras cumprem direitinho os seus papéis. O problema é do nosso futebol, fora das quatro linhas. E o mundo inteiro sabe disso, o que muito nos envergonha.
Quer um exemplo?
A Bandeirantes, com a Liga dos Campeões, jogos às quartas-feiras, parte da tarde, tem atingido média de 8 pontos na Grande São Paulo com as suas transmissões. Hoje, para os seus atuais padrões de audiência, é um número extraordinário. E o desdobramento disso também.
Time em campo
A Globo, por exemplo, na atual temporada da Liga dos Campeões, vai iniciar as suas transmissões mais cedo, não nas semifinais ou finais como sempre aconteceu. Para o dia 16 de março, já avisa a sua programação, espaço para Barcelona e Arsenal.
Base de estudos
Esses números apresentados e o próprio comportamento das emissoras de televisão, que não rasgam dinheiro de jeito nenhum, já deveriam servir de base para aqueles que se intitulam responsáveis pelo nosso futebol. Sempre considerando que nenhuma derrota por 7 a 1 em casa acontece por acaso.
Letra de forma
Esta santa coluna, por vezes mal interpretada, tem o dever de esclarecer que nunca sugeriu ao Raul Gil tirar Thammy Gretchen do programa dele. Onde já se viu isso? Seria, antes de qualquer outra coisa, uma tremenda falta de ética.
… O que se disse
E é bom deixar bem claro, é que em todas as suas manifestações, Thammy Gretchen tem se colocado no lado masculino. Faz questão disso. Então como aceitar a sua participação num quadro que tem por nome Elas querem saber? Simplesmente não bate.
Olho nisso
Não se pode falar em interesse, muito menos em convite ou negociação, mas o nome do Marco Luque, ex-CQC, dentro da TV Globo, é visto com muita simpatia. E já foi lembrado mais de uma vez, em alguns dos seus programas e setores mais importantes.
Prato pronto
Como agora ficará inteiramente à disposição da novela Haja Coração, Carolina Ferraz deu uma acelerada forte no seu programa de culinária do GNT. Deixou vários pratos ou várias gravações prontas. Nem vai precisar se preocupar com isso.
Novo apelo
Uma vez mais, em nome de um número enorme de pessoas, esta coluna vem a público solicitar maior e melhor atenção das emissoras convencionais para o serviço do closed-caption. São frequentes as reclamações, por parte de deficientes auditivos, com a ausência das legendas. E quando são colocadas, não há o cuidado com a necessária sincronia. Custa fazer, e fazer direito? E o apelo de reclamar por aqui vem dessas muitas pessoas, que já cansaram de apelar para as emissoras.
Nunca vi
O narrador Nilson Cesar, da Jovem Pan, para atender um desejo dele de infância, transmitiu São Bento e Corinthians, da sua Sorocaba, na noite de quarta-feira, sozinho na cabine. Para tanto, foi necessário apelar para os serviços de um operador local. Os repórteres, que é bom, fizeram o jogo do estúdio.
Cintia Lopes/Record
Cristiana Oliveira nos bastidores de gravação de chamada para a novela A Terra Prometida, substituta de Os Dez Mandamentos. Ela fará uma vilã.
Bate – Rebate
Meu Coração é Teu é a novela que entrará em cartaz no SBT, a partir de segunda-feira, seis da noite.
Bruna Marquezine e Deborah Secco são nomes colocados na vitrine da Globo para os seus autores…
… Ambas já estão em condições de voltar a atuar e só esperam pela convocação dos seus nomes.
… Deborah, inclusive, de certa forma já voltou a trabalhar, participando de eventos particulares.
Aliás, Aline Riscado, ex-Domingão e agora Pânico, também passou a ser outro nome bem requisitado para presença em eventos…
… Tem feito vários. Está bem na fita.
TNT entra forte, na noite deste domingo, com a transmissão do Oscar…
… Na Globo, como sempre acontece, só vai ao ar depois do Big Brother…
… O Fantástico, no entanto, irá se prestar a fazer a sala de espera.
Elia Junior passa a apresentar o Esporte em Debate na rádio Bandeirantes, a partir de segunda-feira…
… Passará a ocupar o lugar do Leandro Quesada, que hoje deixa a emissora.
Ruy Brissac fará Dinho, vocalista da banda “Mamonas Assassinas”, na minissérie em 5 capítulos que será produzida por
Record e Endemol.
C´est fini
Só a partir da próxima semana o SBT irá começar a definir nomes do elenco de Carinha de Anjo. Foram feitos vários contatos até agora, sondadas as possibilidades, mas ainda não tem nada sacramentado. A protagonista, no entanto, já está certa, a menina Lorena Queiroz. Contrato assinado.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!