
Conversando aqui e ali com roteiristas mais experientes, a opinião, em relação às novelas atuais da Globo, é quase sempre a mesma: é preciso rever a estrutura moldada para esses trabalhos.
“Não adianta simplesmente trazer o Aguinaldo de volta e não oferecer todas as condições para colocar o seu projeto no ar”, disse um deles, só como exemplo.
Assim como definir elencos por mérito e não para efeito de lacração.
Discussão aprofundada da história, para evitar situações constrangedoras – o público, hoje, está mais exigente e não compra qualquer coisa.
O autor precisa acompanhar os “cortes” de sua obra, se necessários, e participar de tudo, dar sua opinião, para que tais ações não comprometam o resultado.
Isso remete até a casos supostamente ocorridos nas novelas gravadas recentemente pela Max/HBO, mas que acontecem aos montes. A empresa teria decidido por cortes em setores desses projetos, sem consultar a equipe, provocando revolta e desligamentos.
Não é à toa que, vez ou outra, aparece alguém dizendo: “eu não escrevi isso”.
Coletar dados sobre o público do horário também se torna fundamental. É uma receita de bolo. Todos os ingredientes são absolutamente necessários e indispensáveis. A Globo já foi muito boa nisso!
TV Tudo
Vai na certeza
Em relação a este 2025 já em curso, percebe-se que a Globo, na sua principal faixa de novelas, às 21h, se cercou de alguns indispensáveis cuidados.
Depois de “Vale Tudo”, virão trabalhos do Aguinaldo Silva e Glória Perez, em ordem de entrada que ainda será estabelecida. Autores que inspiram confiança.
Famílias do Brasil
A partir de fevereiro, Regina Casé começa a trabalhar no desenvolvimento de novos episódios para o “Tô Nessa!”, com o time de redatores. Como proposta, que cada temporada retrate os perrengues de uma família de diferentes regiões do país. Na segunda temporada, a ideia é que a família seja de São Paulo.
Mudanças na equipe também deverão ser anunciadas.
Broto legal
A TV Aparecida adquiriu os direitos de exibição do filme “Um Broto Legal”, que tem Marianna Alexandre e Murilo Armacollo como protagonistas, mais Petrônio Gontijo, Cláudio Fontana, Felipe Folgosi e Paulo Goulart Filho em seu elenco.
A exibição, dia 17, às 21h15, fala sobre a trajetória da cantora Celly Campello.
Deu o start
O “Jornal Nacional”, em sua edição do dia 1º, deu início, oficialmente, às comemorações dos 100 anos do jornal O Globo, 80 anos da Rádio Globo, 60 da TV Globo, 25 anos do Valor Econômico e da globo.com e os 10 anos do Globoplay.
Matérias especiais sobre alguns desses principais acontecimentos serão levadas ao ar todas as noites.

Jornalismo
Vitor Brown, com passagem marcante pela TV Jovem Pan, tem sua estreia confirmada para segunda-feira, no “Edição da Noite”, do BandNews TV.
A sua contratação foi antecipada pelo TV Pop.
Rádio
Baseada em fontes muito seguras, a coluna pode assegurar que a rádio Capital, em São Paulo, contratou os serviços de uma consultoria para sanear a empresa.
E que o objetivo principal deste trabalho é preparar tudo para a sua venda. A coluna procurou pessoas diretamente envolvidas com este processo, mas não teve retorno.
Estreia
Vai ao ar, a partir do dia 22, o “Casa de Verão” no GNT, com Eliana recebendo vários convidados para conversas bem informais e reveladoras.
Entre outros nomes, Thiaguinho, Fátima Bernardes, Xuxa e Gominho, Claudia Raia, Michel Teló e Thaís Ferçoza.

Ficou assim
Na Warner Channel, TV paga, a série “Cobra Kai” estreia no próximo dia 17, às 22h30.
Já a temporada de despedida, na Netflix, entra no ar dia 13 de fevereiro.
Situação de momento
Data hoje, não tem ainda nada decidido na Band sobre quem irá assumir a direção do “Melhor da Tarde”, da Cátia Fonseca, após a saída de Rodrigo Riccó.
Tudo bem que teve o Natal, Ano Novo, mas é bom já dedicar a isso maior atenção. O programa retorna, ao vivo, no final do mês. Voltar como terminou a última temporada será completamente estranho.
Direção
O diretor Leonardo Miranda vai assumir o comando das séries “Paulo, O Apóstolo”, com Murilo Cezar e Anna Melo, e “O Senhor e A Serva”, spin off, protagonizada por Dudu Pelizzari e Nathalia Florentino na Record.
Os trabalhos irão acontecer quase que simultaneamente.
Bate – Rebate
- Atention, plus: janeiro será um mês de fortes emoções e novidades na Record…
- … Se ainda não forem colocadas ao público, pelo menos já serão decididas pela sua direção.
- José Luiz Datena em seus últimos dias de folga no SBT…
- … A sua volta, ao vivo, no “Tá na Hora” já será na próxima segunda-feira.
- Depois das saídas de Rodrigo Faro e Raul Gil, cabe a pergunta: o que será dos programas de auditório em 2025?…
- … O que se percebe em alguns, que heroicamente resistem, é a falta de melhores investimentos das emissoras…
- … Os custos de produção são naturalmente altos, mas o retorno, quando bem feitos, é altamente compensador.
- Toda solidariedade da coluna a Natuza Nery, profissional competente e jornalista com todas as letras, agredida verbalmente por um policial…
- … Triste constatar a que ponto chega a imbecilidade desse mundo.
- Natural que, a partir de agora, o comando da Globo passe a dedicar especial atenção à novela “Três Graças”, escrita por Aguinaldo Silva.
C´est fini
O festival Verão Maior Paraná, agora com transmissão de Band e SBT, vai rolar entre 10 de janeiro a 22 de fevereiro.
A emissora do Morumbi escalou Lívia Nepomuceno para esse trabalho, enquanto a da Anhanguera, Gabi Cabrini e Fofoquito. Cada uma concentrando sua ação em datas diferentes. Entre as muitas atrações, Jota Quest, Titãs, Alexandre Pires, Zezé Di Camargo e Luciano, Michel Teló, Péricles e Gustavo Mioto.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!