Jornalismo na TV já começa a dar tapinha nas costas

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Todo esse esforço, especialmente do pessoal do jornalismo, em tornar a televisão mais natural ou mais coloquial, é absolutamente válido, desde que se observem certos limites. Uma repórter do SP-TV, não tão conhecida assim, e portanto sem maior intimidade com o telespectador, chamar o César Tralli de meu filho soa como exagero. Assim como outro, também em uma entrada ao vivo, se referir a certa pessoa como o cara. É preciso dosar, tomar certos cuidados, para não cair em conversa de mano. E quer queiram ou não, a empatiade um apresentador, que está todo dia no ar, com o telespectador é uma e bem diferente da maioria dos repórteres que só aparecem de vez em quando. O caminho é esse mesmo, mas vamos pegar mais leve, não querendo pular etapas ou tentando ser íntimo demais, a ponto de fazer xixi de porta aberta ou dar tapinha nas costas. Tem coisa mais aborrecida que isso?


TV Tudo

X-Factor
Está tudo ainda no começo, mas a Band já deu início aos trabalhos do X-Factor, tentando buscar nomes para o seu júri. Um deles deverá ser Paulo Junqueiro, presidente da Sony Music do Brasil, que já desempenhou essas funções na versão portuguesa. Ele mesmo, dizem, se convidou.

Nomes
Entre os artistas visados, Anitta foi a primeira a ser cogitada, mas o seu compromisso com o Multishow foi visto como impedimento. Wanessa Camargo, Daniela Mercury e Preta Gil se ainda não foram, serão convidadas para conversar.

Rio/Divulgação

Bom começo
Indiscutivelmente, a Record não poderia esperar por estreia melhor da segunda fase de Os Dez Mandamentos. E o que chama atenção é o interesse do público pelo produto novela. Na noite de segunda-feira, no instante em que SBT, Globo e Record tinham novelas no ar a soma de suas audiências chegou a 57 pontos. É demais. Na foto, Alexandre Avancini e Arlette Siaretta, dona da Casablanca, em evento de estreia de Os Dez Mandamentos.

Com muito amor – 1
Após a Globo definir A Lei do Amor como título da novela que vai suceder Velho Chico na faixa das 21h, leitores da coluna, viajando, chegaram até a compará-lo ao de dramalhões mexicanos. Não é nada perto disso.

Com muito amor – 2
A Globo tem um padrão de trabalho que em nada se assemelha ao da Televisa, para tanto basta verificar o produto acabado de uma e de outra. No caso de A Lei do Amor, que vem por aí, ela é uma trama romântica, com muito amor, dentro de um universo político, define Silvio de Abreu, número 1 da Teledramaturgia da Globo.

Vai mudar
A Globo busca outro subtítulo para a atual edição de Malhação, que não será exibida durante a Olimpíada, mas voltará ao ar, dia 22 de agosto, com uma nova história, novos protagonistas e preservando alguns personagens de Seu Lugar no Mundo. O sub está sendo discutido pela equipe e será anunciado após o devido registro.

Planos de expansão
Gugu Liberato está desenvolvendo necessários estudos que podem culminar com a construção de um novo estúdio na sua GGP. O projeto prevê uma área de utilização de 1.200 metros quadrados com pé direito de 16.

Muito parecido
O BBB de políticos que o Tom Cavalcante vai apresentar no Multi Tom, lembra muito o Gran Cuñado da televisão argentina. Segundo a imprensa de lá, em relação à realidade, o programa exagera um pouco…, mas nem tanto.

Aquecimento
Começaram ontem no Rio os trabalhos de leitura de Xilindró, produção do Multishow com direção de Pedro Antônio. A série mostrará o dia a dia de uma cadeia e reúne no elenco Oscar Filho, Gustavo Mendes, Paulinho Serra, Robson Nunes, Simone Gutierrez e Luciana Fragolente.

Globo/João Miguel Júnior

Na nova temporada do SuperStar, que começa domingo na Globo, Rafa Brites passará a trabalhar no estúdio principal, junto à plateia, comentando a movimentação das redes sociais.


Letícia Wiermann Datena com Arnold Schwarzenegger, no momento pose para foto, durante a realização do Arnold Classic Brasil, neste último fim de semana, no Rio.

Lado da Rede TV!
A Rede TV! informa que não procede a informação de que um produtor da RedeTV! sofreu acidente dentro da viatura da polícia, nas gravações do Operação de Risco Diz que o acidente sofrido por um funcionário foi num veículo próprio e fora do horário de trabalho. Garante ainda que todos têm seguro de vida. Assim seja.


Bate – Rebate


C´est fini

A taça de campeão de Roland Garros ficará em exposição durante toda esta quarta-feira no hall do prédio principal da Band, no Morumbi. Como ela não pode ser tocada por ninguém, só pelos campeões do torneio, será carregada por um representante da federação francesa, usando luvas, inclusive durante a sua apresentação nos programas Café com Jornal, Primeiro Tempo (BandSports) e Jogo Aberto.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!