Jornalismo na TV paga é exceção

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Todas as emissoras abertas, de maneira bem importante, têm destinado investimentos muito fortes no jornalismo, reconhecendo a indispensabilidade de pelo menos tentar acompanhar a tamanha carga de informações, que todos passamos a receber a partir dos novos meios de comunicação, com base na internet. Globo, Record, SBT, Band e Rede TV!, cada qual dentro daquilo que isoladamente podem fazer, têm se esforçado em reforçar sua base noticiosa, conscientes dessa necessidade. Vira e caímos, como quase um tombo, na TV fechada, para verificarmos que, embora o público se constitua rigorosamente das mesmas pessoas, temos apenas GloboNews e BandNews dedicadas em atender uma sociedade que cada dia mais consume informação. Além das duas e um pouco da Record News, que acabou se perdendo no meio do caminho, entre os restantes trocentos e tantos canais, no que diz respeito a produção jornalística local, não existe mais nada. É um mundo completamente fora da realidade.


TV Tudo

Deu no que deu
O assédio de Silvio Santos a profissionais da TV Gazeta para montar o time de apresentadores do Fofocando (Mamma Bruschetta entre eles) levou a emissora da Fundação Cásper Libero a tomar uma atitude radical. O seu elenco foi proibido de participar da campanha Teleton. Trata-se, no entanto, de uma represália contra o dono do SBT. Prova disso, a Gazeta informa que vai continuar cedendo normalmente seus intervalos para a AACD.

Documentário – 1
Trans, documentário produzido pela GloboNews, foi selecionado pelo Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, em Cuba, para participar da mostra As Cores da Diversidade. O trabalho também estará presente na mostra do Festival Internacional de Cinema Essa Mulher, em Nova York.

Documentário – 2
Dirigido por Fernanda Dedavid e Renata Baldi, Trans, mergulha na história de quatro pessoas que mudaram de sexo ou que ainda não se definiram para mostrar como se sentem e como é a vida de quem nasce com um corpo que não corresponde ao que se é. Será exibido em NY nos dias 12 e 13 de novembro e em Cuba, entre os dias 8 e 18 de dezembro.

Impasse
Fábio Assunção está com seu nome reservado para À Flor da Pele, novela da Glória Perez, primeira da fila na faixa das 21 horas. Só que no meio disso apareceu o projeto de uma série, que a Globo trabalha para o ano que vem e a oportunidade de fazer um papel diferente de tudo que já fez até hoje. Balançou.

Juntas novamente
As gêmeas Giselle e Michelle Batista vão voltar a trabalhar juntas, após atuarem em produtos da Globo, como Malhação, Aline e Clandestinos. Está confirmada a escalação das duas em O Rico e Lázaro, próxima novela bíblica da Record, com estreia entre fevereiro e março. Adaptada por Paula Richard e com direção de Edgard Miranda, as gravações terão início ainda em novembro.

Matinê
A animação Masha e o Urso, exibida pelo SBT no Bom Dia & Cia., estreia em dezembro uma versão nos cinemas, com participações de Maisa Silva e Silvia Abravanel. Vai misturar desenho e atores reais.

A gente vai se ver…
Não deixa de ser curioso o fato de a mulher de um dono de canal concorrente gravar a vinheta do carnaval na Globo. Mas é o que vai acontecer segunda-feira, quando Daniela Albuquerque, esposa de Amilcare Dallevo, da Rede TV!, aparecer na Berrini, em São Paulo, como rainha de bateria da Acadêmicos do Tucuruvi.

Simples questão
O TV Mulher, conforme o combinado com Letícia Muhana, quando ela ainda estava lá, era para Marília Gabriela fazer 10 programas. E foi o que ela fez. A Gabi, que não sossega, tem agora outros planos pela frente.

Deu um basta
Em uma rede social, postado da Filadélfia, Boninho deu um basta nos boatos espalhados na internet, sobre ida da Angélica para o Vídeo Show, o fim do Estrelas e trocas envolvendo Encontro e É de Casa. Definiu tudo isso como piração.

Olha só
Depois reclamam: mas alertado pelo Edu Cesar, do Papo de Bola, em sua base gaúcha, fiquei sabendo da existência do 20 Comer, – esse mesmo o nome de um novo programa do canal 20 da NET. Perguntado o motivo de tal título, no esquivo, ele seguiu Glória Pires: não sou capaz de opinar.

Globo/Maurício Fidalgo

Atrás das grades
Em A Lei do Amor, Pedro, personagem de Reynaldo Gianecchini, vai acabar preso, em cena prevista para ir ao ar no dia 1° de novembro. Tudo por conta de um plano arquitetado por Ciro (Thiago Lacerda).


Bate – Rebate


C´est fini

A Rede TV! cancelou a exibição do Plantão Animal, que Jackeline Petkovic vinha apresentando nas tardes de domingo. Para o seu lugar, em uma readequação de grade, vai o Te Peguei, com Iris Stefanelli, que era exibido diariamente na praça de SP, e passa a ser semanal, em todas as emissoras da rede.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!