Não tem sentido a Globo transmitir só metade do Mundial em 2026

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Nery
Mundial de Clubes

(Chelsea conquista primeiro Mundial de Clubes / FIFA)

O Mundial de Clubes foi em frente e a Globo, mesmo com os brasileiros fora da final, levantou essa taça com a maior classe e categoria.

Uma aposta que deu completamente certo, muito disso, pelo seu desejo de fazer e sempre estar presente.

E que nos leva a uma dúvida pertinente: do porquê comprar só a metade dos jogos da Copa do Mundo de seleções no ano que vem?

Por que não os 104, o pacote inteiro, como acaba de anunciar a CazéTV?

Onde está pegando, o custo ou o quê?

Considerando serem as mesmas as “regras do jogo”, se a Cazé pode, por que a Globo não pode?

Tudo bem que Cazé e LiveMode, empresa que negocia os direitos, são uma coisa só, mas a Globo, pela sua grandeza e imagem no mercado, diante do cenário colocado, não pode se permitir a nada diferentes que o mundial inteiro.


TV Tudo

Não é por nada

Mas se considerarmos, como é anunciado, que Cazé e LiveMode, embora parceiras, possuem operações bancárias diferentes, temos aí a caracterização de um fenômeno. E um atrevimento nunca visto.

Ainda que existam descontos, também por se tratar de YT, a Cazé terá que buscar no mercado algo próximo a 300 milhões de reais só para o pagamento dos direitos. É dinheiro, hein?

(Casimiro Miguel, da Cazé TV / reprodução)

Outro detalhe

A operação da Copa do Mundo de 2026 terá que ser especial em todos os aspectos.

Levando em conta só a metade do pacote, serão três jogos transmitidos por dia. Haja grade para isso. A Globo, mesmo com o SporTV, para fazer tudo, terá que se apertar um pouquinho.

Vale esclarecer

Diante da Globo ter adquirido só meio pacote da Copa do ano que vem, a outra metade está no mercado.

E já foi oferecida pela LiveMode para SBT, Record e à própria Globo. É uma corrida contra o tempo.

Baixo do pano

Sempre é importante considerar que já existe uma disputa a céu aberto entre as TVs e o YouTube, no caso a CazéTV, quanto aos resultados alcançados por suas transmissões.

Audiência versus acessos, como algo que, com certeza, irá se acirrar nos próximos tempos.

Pitaco

Só uma opinião, respeitando, claro, as em contrário: em se tratando do fim do Mundial de Clubes e volta do Brasileirão, telespectador ou torcedor nenhum merece um choque tão grande

Dói dizer, mas a nossa bolinha, hoje, é de terceiro mundo e as respectivas arbitragens também.

E outra coisa

Com as transmissões do futebol espalhadas do jeito que estão, TVs abertas, pagas e streaming, o telespectador tem dificuldade de encontrar o que deseja. Um problema.

Mas outro maior são os “jogos encavalados”.

Olha só

Amanhã, por exemplo, quarta-feira, tem Palmeiras e Mirassol, às 19h; Ceará e Corinthians, às 19h30; Santos e Flamengo, às 20h; Botafogo e Vitória, Bragantino e São Paulo, 21h30.

Para o rádio, então, escolhendo um, vai dever para o outro.

Um começo

Respeitosamente, acho que a denominação “programa de humor” não condiz ou não é a mais apropriada para o “Aberto ao Público”, nova atração dos domingos da Globo.

Humor, considerando as suas duas primeiras exibições, tem quase nada, mas existe, sim, o desejo de ser alegre e de mexer com o público. Já é alguma coisa.

Rapidinho

A série “Quem Vai Ficar com Mamãe?”, nova produção do SBT com direção de Ricardo Mantoanelli, foi fixada em um mês de gravações.

Por tabela, a mesma duração de contrato dos atores.

Vela

A Rede TV! inicia no sábado, a cobertura da 52ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela, reconhecida como o maior evento de oceano da América Latina.

Caroline Nequirito, repórter, fará entradas no “Rede TV News”, “Leitura Dinâmica” e “Elas Em Jogo”. O evento conta com a cobertura da Rede TV! há mais de 15 anos.

(Caroline Nequerito / Divulgação)

Bate – Rebate

C´est fini

O Mundial de Clubes foi em frente, e, devido à exibição, resultou em um enorme trabalho para o pessoal responsável pela edição das novelas da Globo.

Com a redução, sobrou também para os autores, que precisaram alterar numeração de capítulos.   

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!