Dani Bey doc 1
(A executiva Daniela Beyruti / Divulgação)

Com a Globo bem na frente, Band e Rede TV! muito atrás, é de se esperar, para os próximos tempos, a disputa de sempre entre Record, hoje na vice-liderança, e SBT na terceira posição desde a pandemia.

Tamanha a obviedade, fica até meio esquisito repetir, mas toda e qualquer mudança nesta classificação das TVs, só acontece quando uma consegue acertar mais no atacado que a outra. Ou seja, promover um conjunto de iniciativas superior ao da concorrente.

Data hoje, a Record é quem tem essa situação. É melhor organizada. Há no SBT, agora sob nova direção, todo um esforço em rapidamente colocar ordem na casa, mas não sem antes pagar o preço de ter ficado tanto tempo sem investir em seus próprios produtos. 

Isto tem que ser rapidamente corrigido e a impressão que se tem, do lado de fora, é que a hoje a sua executiva número um, Daniela Beyruti, está inteiramente empenhada neste trabalho de reconstrução. 

Tem revelado desejo de acertar e botar a casa em ordem, sabendo que isto só será alcançado com a força do trabalho em conjunto. 

Mas tem errado numa coisa: não soube, até aqui, entre os seus diretores, montar uma equipe de trabalho à altura. De televisão mesmo, de verdade, praticamente nenhum dos que diretamente ao seu lado, entende rigorosamente de nada. Vivem de palpites e de achar isso ou aquilo, sem ter convicção ou conhecimento de nada. Não há, entre os que lá estão, um único com um histórico capaz de, quando for necessário, dar a ela o apoio que necessita.

Um dos méritos principais de Silvio Santos, para chegar onde chegou, foi sempre de saber se cercar bem, ter por perto pessoas suficientemente capazes de intervir e consertar os erros que muitas vezes cometeu.

Para a Daniela, está faltando isso. Muito disso. Mais que montagem de grade ou busca de novas atrações, precisaria ser esta a sua principal preocupação. 


Pingo nos is

Palpiteiros e os que acham têm de montão, mas só nos dedos de uma mão só cabem os nomes dos que verdadeiramente sabem montar grades de TV.

Porque não é só o olho no peixe. Tem o gato também.

Por que isso?

Acima se mostrou a ordem, em se tratando de audiência, que as TVs estão colocadas, então raciocina comigo:

Se Record, SBT e Band, no final da tarde, início de noite, oferecem ao público o mesmo tipo de programa, quem é que sai ganhando com isso? Precisa responder?

Não por acaso

Entre os votos de boa sorte recebidos pelo Datena em sua estreia no SBT, incluiu-se o de Pablo Marçal.

O seu adversário, o da cadeirada, nas últimas eleições em São Paulo. Marçal que deseja mesmo entrar para a televisão. Já andou sondando a Band e agora vai gravar piloto do “Casos de Família”.

Tem uma nova

Entre as estreias que o SBT deseja promover no primeiro trimestre do ano que vem, pode-se anunciar o desejo de ter algo similar ao “Altas Horas”. Um musical, nos moldes do programa do Serginho Groisman.

Nomes em pauta: Yudi Tamashiro e Tiago Abravanel.

Refrescar

Os canais de jornalismo, em se tratando dos nossos, podem muito bem cumprir a missão de bem informar, mesmo que para isto não fiquem o tempo todo na política, economia e outros do mesmo gênero.

A CNN Brasil, deve-se reconhecer, é que mais diversifica a sua programação, com esporte, música e outros temas variados, sem se desviar de outros temas.

A propósito

Em se tratando de canal de jornalismo, a TV Jovem Pan está em negociação com Thalita Oliveira, com passagens na Santa Cecília de Santos, afiliadas da Globo e Record, para apresentação de um novo programa.

Piloto gravado e em análise.

Temporada final

Stephanie Serrat, após “Família é Tudo” na Globo, entra para o elenco de “A Esperança”, subtítulo da 13ª e última temporada da série “Reis” na Record.  

O papel escolhido é o da segunda esposa de Baasa, trazida para gerar filhos homens para o rei.

Stephanie Serrat
(Stephanie Serrat / arquivo pessoal)

Cronograma

Depois de uma passagem pela Argentina, os trabalhos de “A Esperança” agora acontecem no Rio de Janeiro, com a direção de Rudi Lagemann.

As gravações, num total de 25 episódios, serão concluídas em março.

Caso a caso

Danilo Gentili e o SBT – para todos os fins e efeitos, e de acordo com o contrato renovado em 2023, ele tem mais um ano pela frente.

Mas a maioria dos contratos em vigor, a duração desses compromissos não é mais um ponto fundamental. O rompimento pode acontecer a qualquer tempo mediante prévio aviso. Danilo, em suas entrevistas, tem dito e repetido que pretende se dedicar ao YouTube. 

Regressiva

A Record confirmou para dia 19, o encerramento de “A Fazenda 16”.

Enquanto as equipes de Rodrigo Carelli preparam as sequências de eliminações, se pensa também numa gravação com todos os eliminados.

De vez?

Sobre especiais na Record, interessante esse momento da carreira de Zezé Di Camargo e Luciano.

Dia 22, às 23h, será apresentado “Unidos pela fé”, com o Luciano; dia 27, às 22h30, o “Rústico”, com o Zezé.

Corpo e Desejo

Com a cantora e apresentadora Ana Cañas, estreia dia 16, às 23h, no Canal Brasil, a segunda temporada de “Sobrepostas – Corpo e Desejo”, com direção de Lívia Cheibub e Martina Sönkse.

Dez mulheres cis e trans conversam sobre corpo e autoconhecimento, entre elas, Allanis Guillen, Geni Núñez, Raquel Virgínia, Luiza Brasil e Bia Gremion.

Ana Canas
(Ana Cañas / crédito Instagram)

Bate – Rebate

  • Globo pediu o registro da marca “Coração Bobo”, e aguarda prazo de apresentação de oposição…
  • … Tem jeitinho de novela…
  • … Mas, também, nome de um sucesso de Alceu Valença.  
  • Danilo Gentili e Virginia Fonseca já concluíram seus trabalhos, para esta temporada, no SBT. Ela até já viajou.
  • O cantor MC Daniel, um dos mais requisitados por programas da Globo, agora atua também como empresário e mentor de novos talentos…
  • … Sócio da Lyons Produções, ele vai gerenciar a carreira da cantora, DJ e streamer Tília…
  • … Daniel, hoje também palestrante, é um nome cotado para o elenco da novela “Dona de Mim”, próxima das sete.
  • A partir do dia 15, após o “Esporte Espetacular”, começa a segunda temporada da série “Magnum P.I.” na Globo.
  • Quase no fim, as gravações da série de humor “Juntas & Misturadas”, com Cláudia Di Moura, Sheron Menezzes, Débora Lamm, Natália Lage e Luciana Paes, entre outros…
  • …A estreia no Globoplay acontecerá em 2025.  
  • O repórter Lúcio Sturm também deixa a Record e o “Domingo Espetacular”.

C´est fini

O History, em janeiro, estreia a série “Poderosos Chefões: As Cinco Famílias da Máfia”, que explora a origem, ascensão e queda das cinco famílias mafiosas de Nova York, responsáveis por controlar o crime organizado nos EUA por mais de 50 anos. A narração é de Michael Imperioli, conhecido pelo personagem Christopher Montisanti, de “Família Soprano”.

Trabalho baseado no livro Five Families, de Selwyn Raab, que detalha a história da máfia desde suas raízes na Sicília, o colapso do código “omertà”(de silêncio) e as violentas disputas internas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!