Novelas com tantos personagens contrariam a lógica e a razão

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Nas novelas do passado sempre existiu enorme cuidado na escalação dos elencos. Apenas os que poderiam ser úteis e necessários para o bom desenvolvimento da sua produção é que eram chamados. Exemplo: Roque Santeiro, um dos maiores sucessos de todos os tempos, foi ao ar com 31 atores, outros 8 como convidados e mais 3 participações especiais. E deu no que deu. Uma loucura. A Lei do Amor, em cartaz, teve 16 escalados para a primeira fase e 64 agora, para a sua trama atual. Número que contraria qualquer lógica e até leis da física, dada a dificuldade de tamanha quantidade de corpos ocuparem o mesmo espaço. É humanamente impossível dar história para tudo isso. Daí vem os desastres: qual, por exemplo, foi o fim do personagem do Otávio Augusto? E o Tarcísio? Ficou o tempo todo entravado numa cama, para levantar e morrer. Dois lamentáveis casos de desperdício, entre tantos outros. A falta de planejamento dos autores, e este é um caso bem típico, acaba como desrespeito a atores. Muito desagradável.


TV Tudo 

Otávio volta
Da Globo vem a informação que o Otávio Augusto, depois de misterioso e inexplicável sumiço, irá reaparecer nos próximos capítulos de A Lei do Amor. Pelo menos é que consta no roteiro das próximas gravações. Menos mal.

Mercado
Imediatamente após Marcelo Parada ser designado para dirigir o comercial do SBT, surgiram os primeiros rumores sobre a possibilidade de Marcelo Mainardi, da direção da Band, acompanhá-lo nesta missão. Parada e Mainardi são amigos há 40 anos, sem força de expressão. Mas, amigos, amigos, negócios à parte.

Fato é que
O Parada, depois de transferir a chefia do jornalismo para José Occhiuso, passou toda a semana passada conhecendo a estrutura e o atual funcionamento do comercial do SBT, para só depois tomar providências que julgar necessárias. Não é certo, porém, que ele sairá na busca de alguém para colocar no lugar do Henrique Casciatto, que deixou uma das direções do comercial há poucos dias, junto com Glen Valente.

Gravando
Começam nesta segunda-feira as gravações da nova temporada do Duelo de Mães, da Ticiana Villas Boas, para o SBT. Toda a equipe, neste último final de semana, foi movimentada na preparação de vários pilotos.

Que sede!
O rala e rola no BBB em curso, que nem bem começou, já atinge índices bem superiores aos das edições anteriores. Excitação a mil. De um lado é bom o programa só ter três meses, caso contrário seria necessário para a Globo, também manter padre e equipes de ginecologistas entre o seu pessoal de retaguarda.

Fortes emoções
Setores do SBT trabalham com a informação de mudanças na programação em março. Assunto até agora restrito ao dono, Silvio Santos, e a apenas ele. Toda e qualquer providência só será tomada a partir do seu retorno de férias.  

Água abaixo
Toda aquela história de investimentos na Record News, para revigorar a sua grade de programação, ao que parece, não deu em nada. É um assunto que, aliás, já caiu no esquecimento. Ninguém mais fala sobre ele. Uma pena.

De braçada
No instante em que a direção da Record dá às costas ao seu canal de notícias, o GloboNews tem registrado índices de emissora aberta. E em muitas vezes, na cobertura de grandes eventos, encostando nas audiências do SBT e da própria Record.

Vice-líder
No Rio, na disputa do Dedo na Cara, bordão dela, contra o Que isso, fera?, usado por ele, em um mês de programa, a Isabela Benito, do SBT, ganhou 26 vezes do Tino Junior, da Record, na faixa do almoço. Este ano não perdeu nenhuma vez. Há quatro anos ela é segundo lugar no horário.

Nova bateria
Lucero, atriz mexicana, já teve confirmado seu retorno ao Brasil no começo de fevereiro, para a partir do dia 10 gravar novas cenas de Carinha de Anjo, novela do SBT. Serão as suas primeiras nesta temporada de 2017.

Globo/João Miguel Júnior

Papo em dia
Laura Cardoso e Nivea Maria em intervalo de gravação de Sol Nascente, na qual interpretam as irmãs Sinhá e Mocinha. A novela ganhou 9 capítulos e fica no ar até 21 de março, uma terça. 


Bate – Rebate 


C´est fini 

Nome do Arnaldo Antunes está numa lista de prováveis, para cantar o tema de abertura da próxima Malhação. A Globo faz questão de ter alguém identificado com São Paulo, por se tratar de um trabalho do Cao Hamburger e que será ambientado na cidade. 

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!