Enquanto persistir a pendenga do Simba, o desempenho de um programa ou qualquer emissora não pode ser medido pela sua audiência. Há uma grande chance dos números não corresponderem com a realidade. No entanto, o que mais tem chamado atenção nas pesquisas relativas a São Paulo, a partir do desligamento do analógico e da interrupção do sinal de SBT, Record e Rede TV! nas operadoras, é a diferença, muitas vezes absurda, entre os registros das duas empresas que trabalham com isso. A média diária da GfK é sempre 15% maior daquela que é apresentada pelo Ibope. E enquanto os números de uma, a primeira, quase não oscilam, os da outra têm apontado diferenças brutais. E as maiores, por acaso, são sempre mais acentuadas no considerado horário nobre. Isto é um perigo porque é enorme o tamanho do dinheiro que gira em torno disso. Do jeito que vai é muito provável a necessidade da criação de um terceiro instituto, preferencialmente com as nossas cores, para tirar a prova.


TV Tudo 

A força da TV
As mais recentes pesquisas, e aí tanto faz Ibope ou GfK, mais do que nunca têm comprovado a força da TV aberta e que ela continua reinando absoluta. Verifica-se, inclusive, que virou moda novamente falar bem dela.

Uma necessidade
Hoje, diante das tantas facilidades existentes, é necessário que o serviço de medição de audiência se adapte a elas. Nos Estados Unidos a ampliação da medição dos conteúdos de TV subiu para 35 dias, provocando acréscimo próximo de 17% nos resultados.

Ainda é assim
Aqui no Brasil, se você grava um capítulo de novela e assiste até o 7º dia da sua exibição, a audiência será computada. Mas a partir do 8º, não. Lá, como não poderia deixar de ser, os resultados explodiram.

O que nos leva
Todo esse assunto me faz lembrar da entrevista com Fabio Wajngarten, um estudioso da área, para o livro que José Armando Vannucci e eu estamos terminando sobre a história da TV brasileira. Disse ele: desde 2011, quando todos falavam do declínio da televisão aberta, eu mantive o discurso que ela sempre permanecerá como a Rainha das Mídias no Brasil.

Enfrentamento
Nada é declarado, mas existe uma guerra silenciosa das três emissoras do Simba – SBT, Record e Rede TV! – contra a Band, desde o instante em que ela, inclusive com críticas, se declarou favorável a posição das operadoras. Guerra a ponto de tentar tirar dela alguns dos seus profissionais mais importantes. Boechat e Datena são colocados como alvos declarados.

É o momento
A tendência é que tanto Globo quanto Bandeirantes transmitam de seus estúdios, aqui no Brasil, a grande final da Liga dos Campeões, dia 3 de junho, no Principality Stadium, em Cardiff, no País de Gales. Estádio com capacidade para 74.900 pessoas, com teto retrátil e sistema de gramado que pode ser recolhido em shows e espetáculos, é considerado um dos melhores da Europa.

No estoque
Gugu, aos poucos, vai começar a colocar no ar algumas entrevistas gravadas na sua recente viagem ao México. Entre elas, uma com Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha do Chaves, com revelações surpreendentes, e outra com Val Marchiori ao lado do seu novo namorado mexicano.

Mudou
Não vai mais se chamar Primeiro Encontro o programa de namoros da Bandeirantes previsto para estrear em junho, com formato de fora. À primeira vista passa a ser o nome definitivo. A Band que se prepara para anunciar o apresentador deste reality.

Tendência
Só agora, entre maio e junho, será retomada a produção do The Voice Brasil, com vistas a sua próxima temporada. Pelo andar da carruagem caminha para que se mantenha toda a sua equipe, por aí se entenda o grupo de jurados, Claudia Leitte, Lulu Santos, Michel Teló e Carlinhos Brown.

De volta
João Pedro Fassina foi chamado por Silvio Santos para ser novamente presidente do Baú, cargo que ele já ocupou no passado. Fassina e SS são amigos desde o tempo que ele era cameraman do seu programa.

Juliana Coutinho

Duda Wendling, Octávio Martins e Cíntia Rosa

Série infantil
Com roteiro de Claudia Abreu e Flavia Lins e Silva, no dia 12 de junho, o Gloob estreia Valentins – Uma Família Muuuito Esperta“. A história acompanha o dia a dia da família Valentim, formada pelos irmãos Betina (Rebecca Solter), João (Arthur Codeceira), Lila (Duda Wendling) e Theo (Octávio Martins); pela mãe Alice (Claudia Abreu), e pelo pai Artur (Guilherme Weber). Quando os pais desaparecem misteriosamente, os irmãos precisam aprender a se virar sozinhos. Terá 26 episódios. 


Bate – Rebate 

  • A entrada do programa diário do João Kleber mexeu com a duração do Rede TV News…
  • … O jornal, que antes começava às 19h15, agora está indo ao ar às 19H30. Perdeu 15 minutos.
  • O cantor Daniel embarcou na sexta-feira para uma temporada de divulgação e shows na Europa…
  • … Dia 7, inclusive, fará uma apresentação em Paris.   
  • Na reprise doA Arte do Encontroque vai ao ar nesta quarta-feira, dia 26, às 21h30, no Canal Brasil, Bárbara Paz assume o lugar de Tony Ramos…
  • … E realiza aquela que seria a última entrevista de Hector Babenco.
  • Aliás, a propósito da Bárbara, ela é mais uma sumida das novelas da Globo.
  • Todo aquele que liga para a NET e tenta saber do desaparecimento dos canais da Simba, ouve que não há previsão para a volta deles…
  • … Apenas que há uma negociação em curso.
  • Ainda é tempo de reconhecer o bom retorno do Profissão Repórter, quarta passada…
  • … A reportagem sobre o sonho americano e os riscos da travessia ilegal segurou quem assistiu. Do começo ao fim.

C´est fini 

O canal Fox Sports trabalha com a data de 5 de maio para a estreia de um programa semanal comandado por Oscar Schmidt. Será exibido nas noites de sexta-feira, com o título de Na Cesta com Oscar.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!