O cada vez mais aquecido mercado dos direitos esportivos

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Neryc

Ontem, matéria do Alex Sabino e Diego Garcia na Folha, colocou toda a questão do campeonato brasileiro, séries A e B, para 2019. Um painel completo da negociação do Grupo Globo e os clubes para transmissão em TV aberta e pay-per-view, além da concorrência da Turner na TV fechada, com as indefinições que ainda existem para o fechamento dos diversos pacotes agora em jogo. No dia de ontem, ainda, 9 da manhã, a FC Diez Media, joint-venture criada a partir da IMG e Perform para negociar as competições interclubes da Conmebol, abriu o leilão dos direitos da Copa Sul-Americana. A competição, ampliada em 2017, assim como a vaga na ‘Libertadores’, passou a oferecer prêmios maiores a partir da disputa deste ano. A única grande pendência, também com enorme expectativa, é o esperado anúncio de quem serão os detentores da próxima “Liga dos Campeões”, a partir da temporada 2018/2019. Se já há a quase certeza da Globo levar no sistema aberto, são fortes as emoções prometidas para a TV fechada. O Esporte Interativo foi o último grande vencedor, pagando por isso R$ 130 milhões à União Europeia de Futebol (UEFA).


Tiro da Copa
Globo, SporTV e Fox Sports vão disparar a cobertura diária da seleção brasileira na próxima segunda-feira. É a data de apresentação dos jogadores convocados na Granja Comary, em Teresópolis. 

Substituição na Poliana (!)
Só o SBT é suficientemente corajoso para encarar certas situações e se decidir pela mais absurda.  O caso da atriz Milena Toscano, do conhecimento de todos, é a penúltima delas. Escalada para ‘Poliana’, ela começou a gravar a novela com certo atraso, por causa da lua de mel, só que no momento seguinte… descobriu que estava grávida.

Substituição da Poliana (2)
Aí, anunciado para breve o rasante da cegonha, foi criado o problema: o que fazer com a Milena? Depois de examinadas todas as possibilidades, a que prevaleceu, claro, foi a mais insensata. Milena vai continuar até certo momento e, depois, Thaís Melchior irá assumir a sua personagem, Luisa D´àvila, como se nada tivesse acontecido. Segue daí e pronto. Tá resolvido. Mas não é?

Não tem explicação
O que mais chama atenção na bobeada de ‘Segundo Sol’, um operador, possivelmente de som, deitado no barco na cena do Emílio Dantas com o menino é que ela aconteceu na estreia. Normalmente, todo e qualquer capítulo, da gravação à exibição, passa pelos olhos de zilhões de pessoas. Como ninguém percebeu? Ainda mais em se tratando do primeiro?

Um drama 
Para os fãs da ‘Sessão da Tarde’, notícia importante. Devido à transmissão dos jogos da Copa, a programação da Globo sofrerá várias alterações e a sessão de filmes não será exibida entre 15 e 28 de junho, e nos dias 2, 3, 6, 10 e 11 de julho. 

Regressiva 
A autora Vivian de Oliveira encerrou trabalho no texto de ‘Apocalipse’ e já entregou os últimos capítulos para a equipe de produção. Por sua vez, a Record também já definiu a data de encerramento das gravações: 31 de maio.

Assunto delicado
Foram várias e ainda são muitas as reuniões na Band para tomar a melhor decisão quanto aos seus programas de domingo. Uma coisa é certa: ficar como está não vai. O grande problema é como fazer as alterações, que são necessárias, sem ficar esquisito e não deixar ninguém insatisfeito. Quase um omelete sem quebrar ovos.

Data agora
O que continua valendo para o final de semana é exatamente o mesmo do anterior. Nenhuma mudança foi decidida com relação ao próximo. Ressalva: até agora. 

Pré-produção
A Netflix vai mesmo tocar a segunda temporada de “O Mecanismo”, agora explorando os desdobramentos do impeachment de Dilma Rousseff. Trabalhos em andamento e, uma vez mais, com Selton Mello e José Padilha à frente.


Globo – João Cotta

Virada da trama – Em ‘Segundo Sol’, capítulo desta sexta, Luzia (Giovanna Antonelli) e Karola (Deborah Secco) tentam ajudar Beto (Emilio Dantas) após ser atacado por Edilei (Paulo Borges). Uma sequência que dará início a nova fase da trama, com a personagem de Antonelli sendo obrigada a fugir. 


Bate – Rebate


C´est fini
O Solar do Barão, em Curitiba, foi o local escolhido para receber o primeiro workshop da Escola Moretzsohn, nos fins de semana, com Ana Maria, Patrícia e Alexandre, além de Chico Pennafiel, ministrando aulas de roteiro e interpretação. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!