Presidente do PT nos faz voltar no tempo e no espaço

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

Nesses tempos de agora, sem ao menos se ter uma ideia de como tudo isso vai acabar – se é que vai acabar, o nobre presidente do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, com alguma insistência tem insinuado que o governo deveria adotar providências contra emissoras de rádio e televisão que, segundo ele, divulgam e organizam o que chama de golpe. Ouvindo e lendo certas coisas, entre as muitas que são ditas e escritas nesses últimos tempos, se tem impressão que ainda estamos no começo dos anos 1970, quando Ernesto Geisel foi presidente do Brasil e teve como ministro da Justiça, Armando Falcão, um dos mais ferozes e radicais defensores da censura. Aliás, se alguém não lembra ou não sabe, era ele quem sempre respondia nada a declarar a toda e qualquer pergunta. O sobrenome Falcão, com toda certeza não passa de uma obra do acaso ou simples coincidência, mas é de estarrecer que algo do tipo chegue a ser cogitado, ainda mais por parte de alguém ligado a um partido, que em determinada época se revelou dos mais entusiasmados defensores da liberdade de expressão.


TV Tudo

Patrulhagem
É ou não é falta do que fazer? Ontem, em meio às lamentáveis notícias sobre o atentado em Bruxelas, houve quem encafifasse com os óculos azuis da Ilze Scamparini, correspondente da Globo. Foi parar nas redes sociais, como assunto dos mais diferentes comentários. Um detalhe tão minúsculo diante de um acontecimento tão trágico.

O que é essa vida?
Em abril do ano passado, uma equipe da Globo, com Carol Barcellos e Clayton Conservani estava no Nepal por ocasião daquele terrível terremoto. Ontem, Zeca Camargo tinha acabado de desembarcar em Bruxelas, quando chegaram as notícias do atentado.

Time escalado
A Globo vai com Galvão Bueno, Casagrande, Junior, Arnaldo Cézar Coelho, Mauro Naves e Tino Marcos para Brasil e Uruguai, sexta-feira agora, 21h45, na Arena Pernambuco. Jogo válido pelas eliminatórias de 2018.

Preparativos da festa
O SBT já tem como foco as comemorações dos seus 35 anos de existência em agosto próximo. Em algumas reuniões da sua direção já são discutidas possibilidades de apresentar uma programação especial ao longo de todo aquele mês.

A propósito
Segundo publicação do Meio & Mensagem, o SBT ultrapassou a Bandeirantes entre os veículos mais admirados, como produtores de conteúdo. Foi para o segundo lugar. A Globo continua na liderança, Band agora em 3º e Record em 4º. Na TV por assinatura, GloboNews e SporTV ocupam os dois primeiros lugares.

Reinaldo Marques/Globo

Surpresas
Caetano Veloso e Rodrigo Santoro gravaram o Altas Horas, do Serginho Groisman, que vai ao ar neste sábado. Como curiosidade, Santoro, além de cantar, ainda revelou que o diretor Luiz Fernando Carvalho se inspirou no cabelo do Caetano para o seu personagem em Velho Chico.

Dupla do Proteste
Oscar Filho e Juliano Dip, que se destacaram no Proteste Já do CQC, agora estão trabalhando juntos no filme Jogos Clandestinos, do diretor Caco Milano e com roteiro de Murilo Pasta. O primeiro faz um tipo viciado em palavras cruzadas, enquanto o outro, Dip, um bandido e lutador de boxe. Silmara Volpi, Cássio Scapin, Carla Diaz, Fabio Ioshihara e Allan Santos também estão no elenco do filme, previsto para estrear no segundo semestre.

Domingão
Anitta, estreando lábio novo, e Rafael Vitti irão ao programa do Faustão, neste domingo, na Globo. Ela, para falar da carreira e estreia como apresentadora no Multishow, enquanto ele, sobre o trabalho em Velho Chico.

Velocidade – 1
O Fox Sports programou para dia 28, às 22h30, a estreia do Fox Nitro, com Flávio Gomes, Felipe Motta e Thiago Alves. Com exibição às segundas-feiras, o programa contará com matérias sobre o mundo da velocidade, comentários de especialistas convidados e entrevistas exclusivas.

Velocidade – 2
Fugindo um pouco ao que já existe de programa sobre automobilismo, o Fox Nitro será paginado por vários quadros. Volta Rápida, Vida de Piloto, Fábricas e Arqueologia, Museus e Autódromos serão alguns deles.


Bate-Rebate


C’est fini

O Arquivo N da GloboNews, nesta quarta-feira, às 23h30, vai falar sobre as Grandes crises políticas brasileiras, do suicídio de Getúlio Vargas até as manifestações atuais, o programa passa pela renúncia de Jânio Quadros, pelo golpe de 1964, a morte de Tancredo Neves, o impeachment de Collor e a guerra das privatizações no governo Fernando Henrique Cardosos, entre outros momentos. E na sequência, Roberto D`Ávila vai entrevistar a Ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!