TV Canal 1 Canal 1

Primeiro Jornal não faz milagre na Band

Por Flávio Ricco Colaboração: José Carlos Nery

Mágica, em programação de TV, também não existe. É preciso, independente de tudo, criar situações para se chegar a resultados mais interessantes, porque determinado produto sempre acaba, direta e fatalmente dependendo do outro, que é exibido antes ou que até será apresentado depois.
Ontem, aqui se falou sobre o fim do Primeiro Jornal na Band. Vai sair do ar porque a sua audiência, há muito tempo, deixa a desejar. A única coisa que não fizeram até agora foi procurar saber por que isso acontece e se investigar as verdadeiras causas deste jornal não se colocar em condição de competitividade com as emissoras concorrentes.

Alguns desses problemas aparecem de forma muito escancarada. Antes do seu jornal, primeiro produto da emissora no dia, a Bandeirantes tem o programa da igreja do Valdemiro Santiago, horário vendido desde as 3 da madrugada.
Não bastasse, das 6h45 às 7h30, o tempo de arte do informativo fica reduzido a apenas 21 minutos, porque os outros 24 são divididos em extensos quatro blocos de comerciais. Só um milagre, diante de um buraco negro como este, pode fazer a audiência crescer.

TV Tudo
Olha só
Até como exemplo ao que foi colocado acima, levantamento apresentado pelo SBT demonstra que o SBT Brasil, que antecede Carrossel, está com audiência maior que o Jornal da Record, considerando números dos últimos 16 dias.
Na média geral, 6.2 contra 5.7. Passa a ser o segundo jornal de maior audiência da TV brasileira.

Musica da Fazenda.
O Karametade, do eliminado Vavá, tem a preferência da Record para o show de encerramento da Fazenda, no dia 30 de agosto.
Inicialmente, a possibilidade de a final cair num domingo chegou a ser cogitada, mas depois acabaram optando pela quinta-feira, considerando que os resultados podem ser melhores.

Inversão
Os resultados do último fim de semana foram determinantes na decisão da Rede TV!, que agora optou pela exibição da edição inédita do Saturday Night Live nas noites de sábado.
E com isso também a emissora corrige erros de princípio, a começar pelo título, cometidos desde o seu lançamento.

Balanço – 1
A direção do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fechou o balanço de Jorge Amado Universal. No total, a exposição, que revela detalhes de obras literárias do escritor baiano, recebeu 134.238 visitantes. Mas, dois detalhes, em especial, chamam atenção:
1 – entre os dias 17 de abril e 17 de junho, dois meses exatos, a exposição recebeu 82.282 pessoas.
2 – após a estreia de Gabriela, na Globo, entre os dias 18 de junho a 22 de julho, um mês apenas, foram 51.956 visitantes.

Balanço – 2
Para o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini, esse aumento significativo se deve tanto pelo interesse de um público mais amplo pela obra de Jorge Amado, a partir da estreia da novela, mas também pelo apoio da Globo na divulgação institucional da mostra, com chamadas na sua programação.

Tinta em cima
A Record mandou a atriz Thais Pacholek escurecer – e muito – os cabelos, para a composição de sua personagem em Balacobaco, a próxima novela, substituta de Máscaras, no fim de noite.
As determinações da emissora foram seguidas à risca.

Indisposição
A dupla João Neto e Frederico gravou ontem, no Rio, o Estrelas, da Globo, excepcionalmente comandado por Ana Furtado. A entrevista seria conduzida pela Angélica, que não se sentiu bem e acabou substituída.
Ainda não existem informações se ela ainda voltará ao programa, antes de entrar de vez na licença-maternidade.

Primeiro encontro
Abrindo os trabalhos do novo Programa da Tarde, da Record, o diretor Vildomar Batista se reuniu com Ana Hickmann e Britto Junior, domingo passado, em Itu. Mafran Dutra, do Artístico, também esteve presente.
Se discutiu a respeito dos quadros e dos preparativos para a estreia, no mês que vem.
O local escolhido atendeu uma questão geográfica. O Britto apresenta A Fazenda de lá, enquanto a Ana tem casa num condomínio da região.

Só completando
Se nada se alterar até lá, e como não foi possível confirmar para a primeira semana de setembro, a estreia do Programa da Tarde na Record vai acontecer na segunda-feira, dia 10.
O programa, começando às 3 da tarde, terá duas horas de duração.

Ivete tá fora
Ainda às voltas com as gravações de Gabriela e com a agenda de shows sempre acelerada, Ivete Sangalo será um dos desfalques na edição do Criança Esperança deste ano.
Neste próximo sábado, dia do programa, ela estará se apresentando no Cerveja Cia. e Folia, em Belém, acompanhado do seu trio elétrico.
Foto Ivete Sangalo e Juliana Paes / Globo

Bate – Rebate
· Hoje, o elenco do Carrossel vai participar do Cante se Puder, no SBT. E assim vai indo.
· Milton Leite, depois da Olimpíada em Londres, fica mais uma semana na Europa, antes de retornar ao Brasil.
· Cara ou Coroa, novo filme do Ugo Giogertti, será exibido a partir do próximo dia 7. Otávio Augusto e Walmor Chagas, entre outros, no elenco.
· O Saturday, do sábado, na Rede TV!, agora será reapresentado na noite de domingo.
· Está certo que existem compromissos comerciais em jogo, mas entrar com uma reprise, em plena faixa nobre dos domingos, escancara a falta de produtos.
· Apresentadora Carla Cecato da Record está afastada do Fala Brasil. Problema na coluna.
· O jornal, de todas as manhãs, está sendo apresentado por Adriana Reid e Thalita Oliveira.
· Gilberto Barros e uma equipe do Sábado Total, da Rede TV!, durante
boa parte do dia de hoje, irão gravar no Hospital de Câncer de Barretos.
· O trabalho entrará na próxima edição do programa.
· Zezé di Camargo e Luciano também estarão ausentes do Criança Esperança. Têm show na Exposição Agropecuária Industrial, em Madre de Deus, Minas.
C´est fini
Hoje tem Brasil novamente em campo na Globo contra a Suécia, a partir das 3 da tarde.
Praticamente no mesmo horário, a Espn Brasil vai transmitir o amistoso entre Alemanha e Argentina.
Negra Li será a entrevistada do De Frente com Gabi, da Marília Gabriela, nesta quarta, no SBT.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!