Questão de sobrevivência: TV paga precisa se reinventar

Por Flávio Ricco, com colaboração de José Carlos Nery

A TV paga, aqui e em outros tantos lugares, tem contra ela a enorme desproporcionalidade entre o que existe de bom e o que há de ruim ou muito ruim na sua tamanha quantidade de ofertas. A disparidade entre o que se apresenta com algum conteúdo e aquilo que só existe para cumprir tabela vem atingindo um nível tão insuportável, que só tem levado um público cada vez maior a se fixar nos velhos endereços de sempre. Se, de um lado, devemos destacar os investimentos feitos em quase todos os canais de notícias, esporte, infantis, de um ou outro no entretenimento, verificamos que os demais se sustentam do mesmo de sempre. Nada é feito para atrair a atenção de ninguém. Não por acaso a preferência pela televisão aberta, mesmo com todos os problemas de algumas emissoras, a cada dia acaba sendo maior como comprovam as recentes pesquisas. A TV paga, aqui e lá fora, mais do que tudo, precisa se reinventar. Começar tudo de novo.


TV Tudo

Estreia fixada
O Programa do Porchat, na Record, em reunião realizada nesta quinta-feira, teve a sua estreia definida para o dia 24 de agosto. Vai cair numa quarta-feira e ele irá ao ar logo após o Gugu.

Tem explicação?
Não raramente, nas transmissões do futebol, se verifica que alguns jogadores, mesmo com camisas de manga curta, jogam de luvas. Agora já existem até das cores da equipe. Quer dizer que o frio só pega na mão?

Fim de férias
Patrícia Abravanel, de volta da Europa, depois de um período de férias com a família, retoma as gravações do Máquina da Fama no SBT. Estúdio reservado para hoje e amanhã.

Programa de espera
À moda da casa, assim como já acontece com o MasterChef, a Band está preparando um esquenta para anteceder as exibições do X Factor. Maurício Meirelles será o apresentador.

Expectativa
Na Rede TV! todos aguardam ansiosamente o fim das férias dos seus donos para colocar ordem na casa. São muitas as pendências, que acabam por comprometer o bom andamento dos trabalhos. A situação, em várias dos seus setores, é das mais preocupantes. Não existem recursos para nada.

Divulgação

Júlio Fischer, Walther Negrão e Suzana Pires, responsáveis por Sol Nascente, novela que vai substituir Êta Mundo Bom! a partir de 29 de agosto.

Um craque
Na série de matérias da Olimpíada, conduzida pelo preciso Pedro Bassan no Jornal Nacional, é impossível não destacar a qualidade das imagens apresentadas. Como sempre, um trabalho de cinema, da mais alta categoria, do cinegrafista Ari Junior. Não por acaso ele é considerado um fora de série.

Mais que merecido
Houve um aprimoramento tão grande no trabalho de profissionais como o Ari Junior, que não existiu merecimento maior do que considerá-los repórteres cinematográficos. A imagem feita por eles, em inúmeras ocasiões, se expressam melhor que as palavras. A televisão brasileira, no todo e quanto a este aspecto, tem um time de craques.

Doidera
Em todos os setores da Globo está havendo grande preocupação com o movimento no Rio, que promete ser muito grande, durante o período da Olimpíada. Os caminhos que levam ao Projac são praticamente os mesmos do Parque Olímpico.

Não por acaso
Várias produções, antevendo essas dificuldades, já de algum tempo trabalham na antecipação das gravações de programas. Mesmo as novelas, nos seus diversos núcleos, irão obedecer roteiros de trabalho bem diferentes do usual. 

Está fora
Fani Pacheco, ex-BBB, não integra mais o quadro de contratados da Rede TV!. Chamada para fazer o Encrenca, ela foi transformada em repórter do Fama, sem grande aproveitamento. A sua saída foi decidida no começo de semana.

Ação do bem
A Associação Cruz Verde é uma instituição que existe há mais de 50 anos e trata de pacientes com paralisia cerebral grave. Tem mais de 200 pacientes internados no seu hospital. Organizado por Beetto Saad, o show do Fábio Junior, com apresentação do Tom Cavalcante, dia 10, no Tom Brasil, terá toda a sua renda destinada à Cruz Verde. Os artistas irão doar integralmente os seus cachês.


Bate – Rebate


C´est fini

Apesar de estar em sua última temporada na Globo, o Programa do Jô não conseguiu escapar do efeito Jogos Olímpicos. Durante duas semanas, em agosto, Jô Soares ficará fora do ar na emissora, a exemplo de outros tantos produtos da casa, como Malhação, Vídeo Show, Altas Horas, Zorra…

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!