TV Canal 1 Canal 1

Record insiste em produzir jornalismo de qualidade duvidosa

Foram feitos investimentos importantes em pessoal, equipamentos, mesmo em horas de programação

Por Flávio Ricco - Colaboração: José Carlos Nery

A Record está marcando perigoso passo no seu jornalismo. Foram feitos investimentos importantes em pessoal, equipamentos, mesmo em horas de programação, e o resultado que se tem está bem abaixo do desejável. Hoje, para se dar amparo ao que seriam as suas necessidades, existem correspondentes espalhados pelo mundo inteiro e por aqui, entre o que se entende como matéria prima indispensável, helicópteros à vontade servindo praças como São Paulo, Rio e Minas Gerais. O contraste apresentado, como resultado final, dá bem uma noção de tudo. Se de um lado temos o Jornal da Record com qualidade e classe, atendendo perfeitamente a expectativa do seu público, na outra ponta ainda se encontra o que há de pior do popularesco e policialesco, reprisado à exaustão no mesmo dia. Parecem dois departamentos diferentes.

Ainda na semana que passou, um dos seus apresentadores, ao se referir a um paciente famoso, péssimo gosto a parte, disse que essa doença dá em gente. Não em poste.  Está na hora de pular essa etapa. Se há mesmo a pretensão de crescimento, a Record deve repensar o seu jornalismo de uma maneira mais uniforme. Do que até agora foi feito, verifica-se, o investimento em itens como credibilidade e qualidade ainda não aconteceu na medida em que se deseja.


TV TUDO

Antes assim
Após sofrer pressão de dentro e fora da sua sede, a direção da Record decidiu suavizar a atuação dos Robsons, apelido dado aos fiscais encarregados de acompanhar os passos dos funcionários.
As coisas, aos poucos, começam a ficar mais tranquilas.

Na contramão
Curioso o que acontece. Enquanto a argentina Cuatro Cabezas alcança hoje fora de lá, ou mais precisamente aqui no Brasil, os seus melhores resultados, empresas como a europeia Endemol e americana Turner Broadcasting continuam construindo bases importantes em Buenos Aires. Os incentivos fiscais concedidos pelo governo do país vizinho parecem que estão pesando bastante.

É aquele negócio
Levando-se em conta só os primeiros seis meses deste 2011, o acesso aos canais pagos cresceu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Hoje são 11,3 milhões de lares brasileiros com acesso a TV paga.

Start
Completado os trabalhos de pré-produção, começam hoje na Argentina as gravações do Hipertensão, com direção do Boninho.
A estreia está marcada para 8 de setembro e o programa ficará no ar até 27 de outubro, entrando depois da novela O Astro e Fantástico.

Futebol
Está praticamente fechado o acordo que possibilitará à Bandeirantes transmitir os amistosos da seleção brasileira.
O vice-presidente da emissora, Marcelo Meira, tem se encarregado pessoalmente deste assunto. O acordo deve começar a valer depois do jogo contra Gana.

E outra
Sobre o The Voice, que também vem por aí na Globo, a Universal tem os direitos mundiais sobre o lançamento de um disco do programa. Só que aqui no Brasil esta gravadora trabalha com a Record.
Diante deste quadro e como tal operação também não foi considerada importante, o assunto nem foi discutido.


Cinema
Têm início nesta segunda-feira, em Araxá, as filmagens de Coração Vazio, com direção de Alberto Araújo. Mariana Rios foi a última a fechar a sua participação no elenco que ainda tem Oscar Magrini, Othon Bastos, Lima Duarte, Murilo Rosa, Patrícia Naves e Bete Mendes.
Depois de Minas Gerais, trabalhos em Brasília. É a história de um filho que luta para reconquistar a confiança do pai.


Ducha fria
Apesar dos pilotos gravados e da expectativa de estreia para setembro, já não existe mais a pretensão de se levar para a televisão uma versão do programa Na Geral, da rádio Bandeirantes. Na verdade, a ideia agora é procurar uma outra linha de humor, algo que não tenha qualquer referência com o trabalho atual. Mas, qualquer coisa, só para o ano que vem.

Contrato novo
Daniela Carvalho, protagonista da Malhação, que chegou ao fim na sexta-feira, renovou contrato por mais dois anos.  A exemplo de outros vários atores que participaram do mesmo trabalho, o seu compromisso com a Globo venceria no final deste mês. Agora, ela fica à disposição das próximas novelas.

Sem saída
Graziela Schmitt, a guerrilheira Maria, em Amor e Revolução, é encurralada por policiais do Dops. Patrícia Mayo, como Juliana, também participa desta sequência, que irá ao ar na noite de hoje.

Ativados
Desde a última quinta-feira, com a entrada de Luiz Megale, direto de Nova York, no Jornal da Band, a Bandeirantes ativou os seus novos correspondentes no exterior.
Sonia Blota, em Paris, e Sergio Gabriel, na Argentina, também já estão a postos.

Solução conciliatória
Como Nilton Travesso não aceitou dirigir a teledramaturgia do SBT e um outro nome ainda não foi encontrado, Daniela Beyruti promoveu uma demorada reunião com Del Rangel e Reynaldo Boury.
Até segunda ordem os dois irão continuar tocando os seus trabalhos e o Leon Abravanel, acima deles, passará a tomar conta de tudo.


BATE-REBATE

· Malhação conectados, estreia de hoje na Globo, foi classificada pelo Ministério da Justiça como não recomendada para menores de 10 anos.
· Medida, aliás, que não altera seu horário de exibição.
· Já se anuncia uma semana de aperto no SBT. Não se fala em demissões, mas em algumas medidas de contenção.
· A apresentadora da Rede TV!, Maria Paula Limah, hoje cuidando do tempo, já foi praticante do Muay Thai. Diz que se aposentou invicta.
· Os direitos sobre o título Os Caras de Pau foram renovados pela Globo. É só mais um indicativo que o programa vai continuar no ano que vem.
· Flávio Galvão, chamado pelo Daniel Filho, gravou um dos episódios da série As Brasileiras, ainda sem data de estreia na Globo.
· No teatro, ele está viajando com o espetáculo As pontes de Madison.
· Terminam hoje as gravações da novela Amor e Revolução no SBT.
· Tom Cavalcante, amigo do Rei, também vai assistir ao show do Roberto Carlos, dia 7, em Jerusalém.
· Entrevista da Hebe Camargo com Rick Martin, gravada na semana passada, irá ao ar no programa de amanhã da Rede TV!.


C´est fini
Terminando Amor e Revolução, provavelmente em outubro, e começando a exibição de Corações Feridos, o SBT deve mudar o horário de apresentação das suas novelas.
Fala-se novamente na faixa das 20h30.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!