As emissoras de TV, de uma maneira geral, estão com as suas atenções voltadas para a Classe C, que hoje representa 53% da população brasileira. Mais que uma tendência, este é o foco quando se desenha ou há necessidade de ajustes nas grades de programação. A televisão não pode se comportar de maneira diferente ou se aventurar na contramão de tudo o que hoje se pratica como negócio. Nem é o que se deseja.
É preciso, no entanto, fazer um alerta contra o exagero. Se realizar pesquisas e saber exatamente o que o telespectador espera de cada emissora. Hoje, a lei do menor esforço ou da comprovada falta de criatividade de alguns dos seus responsáveis, leva a maioria a investir nos programas e noticiários policiais ou outros de qualidade duvidosa. Estão confundindo tudo ou simplesmente menosprezando a capacidade das pessoas. Investir numa fatia do mercado e através dela tirar vantagens comerciais é uma coisa, retroceder e tentar reinventar os tempos do Povo na TV é outra bem diferente. E o que se vê nos dias atuais, confusa e lamentavelmente, é uma perigosa volta ao que havia de pior no passado.
TV Tudo
Dona da bola
A Rede Globo vai gerar para todo o mundo as imagens do sorteio para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, marcado para o dia 30 de julho, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.
O Brasil, como país-sede, não precisará disputar a fase classificatória.
Deu branco
Pelo menos em duas oportunidades nos últimos tempos – a primeira foi durante a transmissão do casamento real -, Carlos Nascimento deixou sem respostas as intervenções da sua companheira de SBT, Karyn Bravo.
Fato que não passou despercebido dos telespectadores. Pode ser que as últimas modificações realizadas na casa, com o remanejamento dos seus apresentadores, tenham alguma influência nisso.
A propósito
Cynthia Benini fica temporariamente fora do Jornal do SBT. Durante 10 dias, ela vai fazer matérias especiais para o jornalismo e depois entrar em férias.
Durante todo este período, Karyn Bravo ficará dividindo a bancada com Carlos Nascimento.
E outra
Não é a praia do Joseval Peixoto ficar manchetando notícias no novo SBT Brasil. Um desperdício.
Se o SBT pretende contar com o verdadeiro Joseval é necessário deixar ele fazer o que sabe e o que faz diariamente na Jovem Pan.
Aliás, foi aquele Joseval que o SBT contratou.
É um número
Já de algum tempo o departamento de jornalismo da Record passa por um processo de expansão, nas suas emissoras próprias e afiliadas em todo o Brasil, além dos escritórios montados em algumas partes do mundo.
Hoje já são mais de 1.600 profissionais trabalhando nesta área.
Está vendido
A Nestlé comprou o patrocínio master do programa Um Milhão na Mesa, que agora tem a sua estreia confirmada para agosto, mês que o SBT irá comemorar os seus 30 anos de existência.
Era é o que faltava para Silvio Santos autorizar a sua realização. Quando voltar de rápida viagem de férias aos Estados Unidos, ele deve iniciar as gravações.
Entre os convidados
A Globo terá o Central da Copa no mês que vem, com Tiago Leifert e Caio Ribeiro, durante a realização da Copa América na Argentina e algumas atrações especiais também começam a ser planejadas.
As participações do jogador Kaká e de Ronaldo Fenômeno seguramente já estão entre elas.
Tem que segurar
Sabe-se que José Luiz Datena foi orientado pelo Jornalismo da Record para não responder qualquer provocação de quem quer que seja.
Entende-se que qualquer coisa diferente disso só poderá favorecer o outro lado.
Deve ficar
O acerto da Globo com Gabriel Braga Nunes, quando se definiu a sua participação em Insensato Coração, foi apenas pela obra. Uma situação de emergência, que a maioria se recorda.
Agora, quando terminar a novela, as partes devem voltar a se reunir para negociar novo contrato com maior duração.
É o nome
A Record, depois do José Luiz Datena, pode desfalcar a Bandeirantes em um outro dos seus setores mais importantes.
Volta-se a falar no nome de Luciano do Valle, até como força comercial e pela sua versatilidade em transmitir as mais diversas modalidades esportivas, para comandar a Olimpíada do ano que vem. Ou até os Jogos Pan-Americanos, agora em outubro, se for o caso.
Competição
O Vídeo Game, na Globo, estreia dia 27 um novo quadro: Conversa Vai, Conversa Vem. E para participar da brincadeira, Angélica já gravou com Edson Celulari. A apresentadora fará perguntas para os participantes – Mateus Solano e Otaviano Costa contra Paulinho Vilhena e Caio Blat – sobre a carreira de Celulari e o ator ajudará, e, dependendo da prova, dificultará a vida dos jogadores.
Crédito: TV Globo / Blenda Gomes
Bate – Rebate
· Dácio Nitrini, em fim de férias, reassume na segunda-feira a direção de jornalismo da Gazeta.
· Gisele Bündchen vem ao Brasil, dia 30, especialmente para a festa de aniversário da Sky.
· É preciso destacar a boa qualidade da iluminação na novela Rebelde, da Record. Trabalho de quem sabe.
· E outra: verifica-se no elenco de Rebelde que a sua moçada leva tudo muito a sério.
· Quando é pra beijar, beijam mesmo. Não deixam no ar nenhuma dúvida a respeito.
· Os Caras de Pau é considerado por diretores da Globo como o maior acerto da emissora no campo do humor nesses últimos tempos.
· Parece que diminuiu um pouco o entusiasmo da Record em fazer algo parecido com o Vídeo Show da Globo. Deram uma segurada no projeto.
· Débora Falabella em rápidas férias. Terminou as gravações de A Mulher Invisível e também encerrou as filmagens de Homens de Bem.
· Por enquanto, a Escolinha do Gugu vai continuar no programa dele.
· Está descartada qualquer chance de ocupar outro horário na grade da Record.
C´est fini
Record e o Festival do Minuto, numa promoção conjunta, lançam neste sábado no programa Esporte Fantástico a promoção Minuto do Esporte.
Quem apresentar o melhor vídeo, neste limite de tempo, sobre os Jogos Pan-Americanos ou sobre o esporte de maneira geral levará o prêmio de R$ 10 mil.
A Record, consultada, informa que não tem dinheiro público metido no meio disso. Antes assim.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!