TV paga está muito próxima do fim

Flávio Ricco, com a colaboração de José Carlos Nery

João Cotta/Globo - Rivalidade u2013 Em u2018O Su00e9timo Guardiu00e3ou2019

Os números são assustadores e, a cada dia, colocam ainda mais a TV fechada contra a parede, levando a todos a imaginar que o seu fim está muito próximo. Um fenômeno que não se restringe a nós, devido à crise instalada, mas que se estende ao mundo inteiro, principalmente em função do crescimento dos serviços de streaming, claro, e também como consequência de um trabalho mal feito por parte de uma grande maioria desses canais. Só no Brasil, em 12 meses, perder mais de um milhão de assinaturas é um pouco demais, concorda? E uma situação que não deixa de ser curiosa. Enquanto alguns, na linha do terror, se preocupavam em preconizar o fim da TV aberta, os números provam exatamente o contrário. Os índices de audiência também dão uma boa dimensão deste cenário. Enquanto o share da TV paga, de janeiro a agosto passado, no Painel Nacional de Audiência, foi de 21,1% a 18,1%, queda de 14%, a TV aberta observou crescimento de três pontos percentuais, indo de 78,9% a 81,9%. Um termômetro indiscutível. 


Fora do ar
Os canais Esporte Interativo, vencido o aviso prévio, deixaram definitivamente de existir a partir da zero hora desta terça-feira. As diversas operadoras, já no decorrer dos próximos dias, pretendem realizar necessárias mudanças em seus pacotes.

Por exemplo
Net e Claro informam que “após a decisão unilateral” da Turner em encerrar as transmissões no Brasil, o canal Esporte Interativo será substituído pelo ESPN Brasil na NET e Film&Arts na Claro TV. E no lugar do Esporte Interativo 2, entram MTV Live e ESPN Extra na Net, Like HD e o Zoomoo na Claro.

Semana de folga
Porque o principal estúdio da TV Globo, em São Paulo, será usado para o debate para Governador, o “Programa do Bial” deixará de ser gravado na semana que vem. Todo o aparato, que compreende montagem e desmontagem de cenários, não irá permitir, mas nada que comprometa a boa ordem dos trabalhos. Tem frente gravada.

Como um relógio
Ao contrário de uma certa desorganização no passado, desta vez a gravação da mensagem de fim de ano da Globo, no final de semana, ocorreu sem nenhum problema. A organização “impecável”, segundo quem esteve lá, se deve muito à parceria com a Sentimental Filmes. Tudo de acordo com o combinado e na hora marcada. 

Como será
Uma caixinha de música gigante é a grande novidade da mensagem deste ano Globo.  Para o clima proposto, o elenco saiu do tradicional, sem ninguém regatear em fazer uso dos mais pitorescos figurinos ou adereços. 

Está andando
Band e Endemol Shine, na parte que toca a elas, estão bem avançadas nos preparativos do novo reality de empreendedorismo e negócios, inclusive mantendo os planos de estrear ainda este ano. Falta apenas resolver a parte comercial. Se não vender, não vai. 

Tem um problema 
Cenário pronto, diretor – Bruno Marone, e apresentadores – Rosana Jatobá, Ligia Mendes e Franklin David, escolhidos, o programa diário “Tricotando” só está mesmo esperando pela estreia, dia 8, 18 horas, na Rede TV!. O interessante é que a Rosana, diariamente, 5 da tarde, apresenta o “Redação Globo”, na rádio Globo. Não sei como ela vai fazer.

Evento de despedida
Emerson Sheik vai pendurar as chuteiras, dia 7 de dezembro, com um evento na Arena Corinthians, “Sheik e Amigos”. Um jogo que vai reunir artistas e atletas, muitos ainda em campo e outros já aposentados, com o propósito de arrecadar toneladas de alimentos para crianças carentes. O vídeo promocional foi produzido por Aldo Grisi. 

Falta o comunicado
Luiz Piratininga, com passagem no SBT e que estava na gerência de jornalismo da Record, em Bauru-SP, vai assumir a direção de jornalismo da Record em Porto Alegre. O comunicado deve sair nesses próximos dias.


Bate – Rebate


C´est fini
A Vai consumir cerca de 3 anos o programa que envolve todas as unidades do Grupo Globo e resultará em uma só empresa, anunciado como “Uma Só Globo”. Um trabalho que começa a ser tocado pela executiva Rossana Fontenele. Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!