
A Globo, seguindo uma tendência mundial, tem posicionado atores negros nos principais papéis de suas novelas, séries, especiais e programas. Só como exemplos recentes, Duda Santos, em “Garota do Momento”; Jéssica Ellen, em “Volta Por Cima”; Gabz, em “Mania de Você” e, Tais Araújo, daqui a pouco, no remake de “Vale Tudo”.
Só que antes, precisamos lembrar de “Vai na Fé”, trama das 19h estrelada por Sheron Menezzes, que levou muita gente a entender que a autora Rosane Svartman possui todas as condições de também trabalhar na faixa das 21h.
Aqui cabe uma observação! A presença de atores negros em “Vai na Fé” não foi o principal motivo do seu sucesso. Eles apenas fizeram parte de uma engrenagem, composta também por artistas de outras raças.
A trama de Svartman se destacou, na verdade, devido à originalidade e ousadia do seu roteiro, colocando uma cantora evangélica, que se joga no funk, como estrela de uma novela da Globo.
Talvez esteja faltando isso aos autores da casa: criatividade e ousadia. Oferecer para o telespectador algo que ninguém ainda pensou. Fugir da mesmice!
“Mania de Você” tem grandes nomes, é verdade, capitaneados por João Emanuel Carneiro, mas qual a novidade da trama?
“Avenida Brasil”, do mesmo João, com uma história bem montada, proporcionou ao seu capacitado elenco colaborar na criação de diversos personagens.
Tudo meio diferente de agora, onde o texto, por suas limitações, não oferece as mesmas possibilidades. Em novela, tudo tem que começar com um bom texto. O resto é consequência.
Serenar os ânimos
Independentemente das mudanças nos rumos de “Mania de Você”, a Globo também precisa encontrar uma maneira para acalmar o autor João Emanuel Carneiro. Tornaram-se públicos os entreveros com a direção.
Pensar que até “ontem”, Carneiro e Carlos Araújo eram apontados como dupla de sucesso, devido à vitoriosa parceria em “Todas as Flores”.
Também por aí
Muita gente fala que a TV aberta é um negócio, enquanto as demais plataformas, outro bem diferente. Cabe nessa discussão que envolve o autor João Emanuel Carneiro.
Quem poderia imaginar um cenário tão ruim para “Mania de Você”? Tem salvação? Nesta altura já não sei.
Acho que vale
A colocação de um noticiário na hora do almoço, no caso o “Chega Mais Notícias”, rompeu uma barreira de muitos anos no SBT.
Iniciativa inúmeras vezes tentada, mas que nunca foi aprovada. Só agora. E uma oportunidade que o jornalismo do SBT deve aproveitar até as últimas consequências. Fazer o melhor que puder.

Encrenca de sempre (1)
O grande quebra-cabeça na montagem das programações de rede, é sempre a abertura do espaço local. E isso no que diz respeito a Globo, SBT, Record e companhia bela.
Um momento que, entre próprias e afiliadas, todas buscam colocar no ar o que produzem de melhor e faturar convenientemente em cima disso.
Encrenca de sempre (2)
Sabe a história do “olho no gato e outro no peixe”, pois é meio assim o comportamento dessas emissoras.
Não abrem mão dos seus horários, mas ficam de olho no que as cabeças de rede colocam no ar. E, invariavelmente, estrilam quando é coisa muito boa.
Um acerto
Entre a direção do SBT, como ficou, aliás, bem demonstrado no encontro da rede, terça-feira, em São Paulo, o lançamento do “Sabadou”, da Virgínia Fonseca, é considerado um dos maiores acertos da sua programação.
Os resultados conquistados, comerciais, audiência e repercussão, são vistos como os mais satisfatórios.
Mudanças não param
O Chega Mais Notícias, a partir de segunda-feira, será ancorado por Márcia Dantas. A jornalista seguirá com a missão de levar ao público as informações do momento no programa que vai ao ar das 11h às 13h30.
Michelle Barros continuará na apresentação do Chega Mais, ao lado de Paulo Mathias e Regina Volpato, das 9h às 11h da manhã.
Um mais um
“Garota do Momento”, atual novela das seis, é ambientada nos anos 1950.
Já a sua substituta, “Êta Mundo Bom! 2”, também vai se passar… na década de 50.
Vai daí que
Dada a coincidência de ocasiões, entre “Garota do Momento” e “Êta Mundo…”, numa dessas, pode até pintar uma tabelinha.
Uma troca de bastão ou coisa parecida, como acontece, por exemplo, em novelas das 19h. Já fomos mais criativos. Ou cuidadosos.
Por tarefa
Deborah Secco não tem mais contrato com a Globo desde julho passado e, assim como tantos outros, agora passou a trabalhar no sistema de trabalho por obra.
Desta forma que ela já iniciou as gravações do “Terceira Metade”, reality sobre poliamor no Globoplay, mas em um acerto com a produtora Boxfish.

Bate – Rebate
- Caco Ciocler, Júlia Rabello, Irene Ravache e Daniel Filho também estarão em “(Des)controle”, novo filme da produtora Migdal, protagonizado por Carolina Dieckmann.
- Não é por nada não, mas o “The Masked Singer” ter Tony Ramos nesta nova temporada, é um luxo a ser destacado…
- … Um presente que a Eliana não cansa de agradecer a Globo. Logo ele, na sua estreia.
- Boa essa da Fernanda Torres apelar que lados políticos não boicotem o filme “Ainda estou Aqui”…
- … Aliás, com certeza, todos poderão tirar bons proveitos.
- A Globo ainda não anuncia, mas a previsão de estreia de “Vale Tudo” é 31 de março próximo…
- … O duro é saber como “Mania de Você” chegará até lá. Será que tem história para resistir?
- Record ainda não definiu se o Paulistão terá transmissão também no digital…
- … O certo é que, do jeito que era, não será mais. Se for resolvida alguma coisa, irá funcionar totalmente diferente daquela que existiu com Silvio Luiz.
- Produzido pela Visom Digital, o canal Film&Arts exibe neste domingo, a partir das 17h, o documentário “Influências de Villa-Lobos”, sobre o compositor Heitor Villa-Lobos, no dia em que completam 65 anos de seu falecimento.
C´est fini
A estreia da CNBC neste domingo, novo investimento do jornalista Douglas Tavolaro, merece ser prestigiada e comemorada.
Trata-se de um canal de notícias que já começa movimentando 350 profissionais. Número este que ainda pode ser ampliado com novas contratações e parcerias.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!