
Nos últimos meses, alunos da Escola Municipal Otto Bracarense Costa tiveram aulas práticas na horta orgânica comunitária do Hospital São Vicente CIC – filial administrada pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Kotoulas Ribeiro, que conta com dois hospitais em Curitiba. E agora, a colheita será especial.
As crianças foram convidadas para a festa de encerramento do projeto. E o que elas não sabem é que os trabalhos que fizeram em sala de aula, desenhando e escrevendo sobre como seria um Natal dos Sonhos, vão se tornar realidade.
Isso porque os colaboradores do Hospital São Vicente adotaram essas cartinhas. E a entrega dos presentes será na festa, no dia 2 de dezembro, às 10h, no hospital. As crianças também estão preparando uma apresentação especial para agradecer esse ano de muito aprendizado.
Roberto Lacour, coordenador do Hospital São Vicente CIC, conta que as cartinhas se esgotadaram no primeiro dia. “Todos quiseram colaborar para deixar o Natal dos alunos ainda mais especial. Será uma forma gratificante de terminar o ano e esperar novas colheitas para 2020”, afirma Lacour.
Sobre o Projeto
O Hospital São Vicente CIC, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição e a escola Otto Bracarense colocaram em prática um projeto saudável: a Horta Orgânica Comunitária.
Localizada no terreno do Hospital São Vicente CIC, são 14 canteiros com 8 metros cada. Estão sendo plantadas 1.680 mudas de beterraba, couve, almeirão, alface roxa, alface lisa, alface crespa, rabanete, salsinha, cebolinha, espinafre, quiabo e jiló.
Os encontros semanais ocorrem com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e a manutenção fica sob responsabilidade do hospital. Já a secretaria fornece terra, adubo orgânico, calcário e as mudas, além de dar todo o suporte e assistência técnica.
O administrador da Regional CIC, Raphael Keiji, destaca a união entre o poder público, a comunidade e a iniciativa privada para viabilizar projetos. “Uma cidade inteligente tem projetos inovadores e pessoas comprometidas em torná-la cada dia melhor para todos”, afirma Keiji.