“O quê” e “como”!

Adriane Werner | contato@adrianewerner.com.br

Mede-se o tato e a astúcia do profissional pela maneira como ele diz as coisas – e às vezes isso pode fazer toda a diferença! Que há diferentes maneiras de se dizer uma mesma coisa, todos nós já percebemos. Mas você já pensou como isso é importante na vida profissional? Às vezes uma situação desfavorável pode ser revertida com uma boa comunicação da parte do profissional.

Lembra daquela piada em que um amigo manda um telegrama para outro que tinha ido morar em outra cidade, dizendo Seu gato de estimação morreu! O rapaz ficou muito abalado, reclamou que o amigo deveria ter mais tato.

Poderia, por exemplo, dizer primeiramente Seu gato subiu no telhado; depois Seu gato escorregou do telhado e, por fim, Seu gato morreu. Assim, apenas um mês depois do episódio, o amigo viajante recebe outro telegrama: Sua mãe subiu no telhado!
Claro que não é bem por aí, mas, se pensarmos com bom senso, perceberemos que há maneiras de comunicar no dia a dia profissional que podem representar a vitória ou o fracasso na ação.

Há poucos dias percebi uma situação que poderia ter sido evitada se o vendedor tivesse mais tato na comunicação. Um restaurante rústico, que por sinal servia uma ostra maravilhosa, fresquinha, ‘pescada’ na hora que o cliente pedia… Pois o garçom (claro, ele é o vendedor!) saiu com uma resposta no mínimo fraca. Perguntado qual cerveja eles estavam servindo, ele disse: Só temos a ‘x’!, com uma voz de lamento. Puxa, ele poderia ter dito a mesma coisa, com outras palavras, sem fragilizar o produto que estava vendendo: Estamos trabalhando com a ‘x’!

O mesmo se aplica à mania que pegamos muitas vezes de utilizar os verbos no condicional. Isso prejudica toda a comunicação. Eu gostaria de lhe apresentar o nosso novo serviço, ou eu poderia levar o produto até o senhor… Tsc, tsc. O ideal é passarmos mais assertividade na fala, isso ajuda até a aumentar a confiança do cliente: Eu quero apresentar o nosso novo serviço!, eu levo o produto até o senhor! É muito mais seguro, mais firme. É um passo para o Negócio fechado!

 

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.