Questões de gênero: homens e mulheres convivendo bem no ambiente de trabalho

Adriane Werner | contato@adrianewerner.com.br

Que é cada vez maior o número de mulheres ocupando funções que antigamente eram exclusivamente masculinas, não é novidade pra ninguém. A área automotiva é emblemática nesse sentido. Há poucos anos era inimaginável ver uma mulher em uma oficina mecânica, por exemplo, e hoje é bastante comum. Assim como também tem sido comum vermos mulheres dirigindo táxis, ônibus e caminhões…

A convivência entre homens e mulheres nesses ambientes, que antes eram masculinos, também tem sido cada vez mais harmônica, mas muita gente ainda vê com estranhamento ou fica em dúvida sobre como se portar nesses locais que, agora, são unissex. Mas não há segredos, como veremos. Como em tudo na vida, basta ter bom senso!

O próprio ambiente de uma oficina mecânica, por exemplo, mudou bastante de alguns anos pra cá. Aquela imagem tradicional, antiga, de oficinas cheias de calendários eróticos pendurados na parede, chão sujo, peças espalhadas… é cada vez mais rara. Hoje as oficinas são ambientes limpos, organizados e funcionais — e isso faz com que o trabalho também aconteça de maneira mais simples e direta.

Então, como devemos nos preparar para essa nova situação? Na prática, as dicas são sempre na linha da discrição. As mulheres, especialmente, devem ter o cuidado de não sensualizar em demasia a aparência. Isso acontece quando exageramos na maquiagem, nos acessórios ou nas roupas justas e curtas. Sem perder a feminilidade, o melhor é apostar em um visual mais discreto. É claro que isso vale para homens também, já que é cada vez maior o número de homens vaidosos, que pintam os cabelos, usam roupas coladas e andam cheios de acessórios. Nesses casos, vale a máxima de que menos é mais!

Mas, acima de tudo, devemos todos — homens e mulheres — lembrar de uma palavrinha que anda meio esquecida em nossos tempos modernos: respeito! Devemos respeitar o outro não por ser chefe ou funcionário, patrão ou empregado, homem ou mulher, mas por serem seres humanos.

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.