Você também precisa!

Por Adriane Werner / adriane@adrianewerner.com.br

Olá! Foi com muita alegria que recebi o convite para assinar esta coluna. A partir de hoje, vamos conversar todas as semanas sobre Etiqueta Profissional, tema que tem tido cada vez mais destaque e chamado a atenção em todas as esferas da sociedade.

Sempre que ouvimos falar em Etiqueta, já imaginamos algo sobre como usar os talheres corretos, como enviar um convite para festa ou como vestir-se quando o convite menciona traje passeio completo. Mas esses são temas da chamada Etiqueta Social, que não é exatamente o que propomos aqui – embora seja também um tema importante. Aqui, vamos destacar a Etiqueta para o cotidiano do trabalho, a Etiqueta Profissional ou Corporativa. Em outras palavras, vamos tratar de Comportamento Profissional.

O tema é interessante porque nos abre um leque enorme de opções de assuntos, desde dilemas éticos do dia-a-dia nas empresas até mesmo comentários sobre assuntos da Imprensa, como gafes comportamentais cometidas por celebridades ou autoridades políticas – e olha que há muita gente pagando mico por aí, né? Além disso tudo, que já dá ano pra manga, vamos abordar aqui temas como Dress Code (o vestuário mais adequado a cada situação profissional), normas e procedimentos das empresas (como entender e harmonizar-se com a cultura organizacional), relações humanas no trabalho e até mesmo a chamada Netiqueta, ou seja, dicas para utilizarmos melhor as redes sociais e novas tecnologias.

Tenho certeza de que teremos debates enriquecedores. Por isso, desde já, quero convidar você a interagirmos por aqui. Mande suas sugestões de temas, perguntas, comentários e histórias para firmarmos, a partir de agora, um relacionamento interessante. Meu e-mail é adriane@adrianewerner.com.br.

Na nossa próxima conversa, vou contar um pouco sobre os motivos que me levaram a estudar esse tema apaixonante.
Aquele abraço!

Adriane Werner é Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa