
Três integrantes da chamada “gangue da correntinha”, que vinha atuando com furtos no Centro de Curitiba, foram presos nesta quarta-feira (23) graças ao monitoramento em tempo real feito pelas câmeras da Muralha Digital. A ação faz parte da Operação Centro Seguro e foi coordenada por forças integradas da segurança pública da capital.
Dois suspeitos foram capturados em pontos centrais da cidade, um na Praça Zacarias e outro na Rua Marechal Deodoro. O terceiro integrante foi localizado em sua residência, no bairro Xaxim, na região sul. Outros dois suspeitos ligados à quadrilha continuam foragidos.
Ataque brutal contra idoso motivou investigação
As prisões ocorreram após o trabalho de investigação da equipe da Muralha Digital, que analisou imagens registradas no dia 16 de junho, na Praça Generoso Marques. As gravações mostram um idoso sendo cercado, derrubado no chão e agredido por membros da gangue, que fugiram levando a correntinha da vítima. A cena, que durou poucos minutos, foi presenciada por diversas pessoas em plena luz do dia.
As câmeras de segurança da Muralha Digital monitoraram a movimentação dos criminosos no dia da operação, permitindo que a ação das forças de segurança fosse orientada com precisão. A operação contou com a atuação da Guarda Municipal, do Grupo Tático de Motos (GTM), do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, além de agentes das polícias Civil e Penal.