
Você conhece o artigo 252 do código de trânsito do nosso país? Se não conhece leia este artigo com urgência porque você pode estar cometendo várias infrações que, na verdade, são muito fáceis de cair no hábito. Afinal, elas são ações corriqueiras e aparentemente simples, mas que podem prejudicar a direção.
Além disso, a maior parte das normas de trânsito citam infrações, como acontece com o artigo 252. Apesar de algumas dessas desobediências serem muito difíceis de serem flagradas, é preciso ter muito cuidado porque em algum momento você pode ser flagrado e autuado, o que é desagradável para qualquer motorista.
Infrações curiosas do artigo 252
Em primeiro lugar, quando se trata de erros que acontecem no trânsito, mais de noventa por cento é ocasionado por erros humanos. Portanto, o 252 é muito importante de ser observado e cumprido para evitar problemas maiores. A seguir, confira multas que você não sabia que existiam, mas que podem deixá-lo em apuros.
Cuidado ao transportar o seu pet
De acordo com o artigo 252, se você estiver com o seu pet no carro, precisa ficar atento! Afinal, levar o seu companheirinho entre as pernas ou ao seu lado no banco pode ser considerada uma infração que gera penalidades. Portanto, ao transportar o pet, use a boa e velha caixa de transportes, cintos de segurança adaptados à coleira ou até mesmo cadeiras especiais para animais de estimação.
Nesse sentido, caso você seja flagrado, o resultado são quatro pontos na carteira nacional de habilitação e também uma multa no valor de cento e trinta reais e dezesseis centavos.
Artigo 252: cuidado com os sapatos que você usa
Segundo um dos incisos desse artigo, assumir a direção usando chinelos ou até mesmo sapatos de saltos altos é considerada uma desobediência às regras de trânsito. Afinal, esse tipo de calçado pode prejudicar o contato do pé com os pedais, itens essenciais para dirigir da maneira correta.
Nesse sentido, caso você seja flagrado, o resultado também são quatro pontos na carteira de habilitação e também uma multa no valor de cento e trinta reais e dezesseis centavos.
Fumar enquanto dirige
Acredite: esse hábito comum também é uma infração de acordo com o artigo 252! A medida é válida para cigarros convencionais e até mesmo para os vapes. Ainda que os últimos não precisem ser acesos para vaporizar, eles requerem que o condutor retire uma das mãos do volante. Portanto, tenha muito cuidado!
Nesse caso, a multa também é de cento e trinta reais e dezesseis centavos e a perda de quatro pontos na habilitação.
Usar fones de ouvido na direção pode causar problemas com o artigo 252
A música faz parte do trajeto de trabalho ou das viagens da maioria dos motoristas. Entretanto, esse tipo de hábito pode desviar a atenção e a concentração do condutor. Logo, pode ocasionar erros que provocam acidentes.
Além disso, as autoridades afirmam que os fones podem isolar o condutor de sirenes, buzinas e outros sons que garantem a segurança e o bom andamento do trânsito. Portanto, nada de usar fones enquanto assumir a direção.
Por fim, caso você seja flagrado, a punição é a mesma dos itens anteriores. Logo, fique atento, evite certas atitudes para que elas não se tornem hábitos e possam resultar em problemas com o código de trânsito do nosso país.